Escola Inês Maroja festeja 27 anos de fundação e parceria com a comunidade

A parceria com a comunidade é um dos segredos do sucesso da Escola Inês Maroja, que completa 27 anos de atuação no bairro do Barreiro, atendendo mil estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo o diretor Alcemir Rodrigues, a integração escola-comunidade já rendeu muitos frutos, entre os quais o fim de um lixão que incomodava a porta da escola. “Era horrível, mas realizamos um trabalho envolvendo as crianças e a comunidade, conseguimos acabar com o lixão”, comemora. A escola Inês Maroja também disponibiliza sua quadra e a biblioteca à comunidade. “Temos a recomendação da Secretaria Municipal de Educação para abrir esses dois espaços à comunidade”, completa o diretor, que também está finalizando a programação de aniversário da escola. “Vamos fazer um serviço de emissão de documentos para nossa comunidade, exposição dos trabalhos das crianças e inauguração da quadra de esportes que foi totalmente recuperada e revitalizada”, completou.

A data da festa será dia 11 de maio, quando também será realizada a homenagem ao Dia das Mães. A programação será realizada na quadra nova, que foi pintada a partir dos desenhos campeões dos alunos do projeto “Minhas Lendas Preferidas”, desenvolvido pela biblioteca da unidade. “Fizemos um trabalho integrado e o resultado foi excelente”, disse o professor. As figuras lendárias da “Cobra Grande”, “Boto”, “Saci” e “Curupira” enchem de vida o imaginário das crianças e dão colorido especial às paredes da quadra. “Ficamos muito felizes com esse resultado”, destacou o professor Alcimir Rodrigues.

A comunidade poderá utilizar a quadra, mas precisará enviar ofício à direção da escola. A biblioteca da escola também é outro espaço usado pela comunidade. O acervo de 2.500 livros está à disposição para empréstimos. A escola Inês Maroja está inserida no Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares e recebe constantemente as obras da literatura infantil. “Temos também o projeto Corredor Literário, que empresta gibis e revistinhas infantis que estudantes gostam muito”, disse. O projeto recebe doação de terceiros.

A programação de aniversário de 27 anos da escola oferecerá serviços de emissão de documentos como carteiras de identidade, do trabalho, e certidões de nascimento. Haverá ainda exposição de trabalho dos alunos e inauguração da nova quadra e das obras de recuperação de telhado e nas salas dos professores. A escola Inês Maroja funciona na Rua Stélio Maroja, no bairro do Barreiro.

Texto: Selma Amaral

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar