Quase 5 mil pessoas foram atendidas pela rede de atendimento de urgência e emergência montada pela Prefeitura de Belém nos três primeiros dias de romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2017. Este ano, o quantitativo de insumos e a estrutura foi reforçada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Os atendimentos somam os casos recebidos pelos Hospitais de Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Mário Pinotti (Umarizal), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), pelas Unidades de Ponto Atendimento (UPA) de Icoaraci e da Sacramenta, pelos sete postos de urgência e emergência que funcionaram na Trasladação e pelos oito postos que foram montados no Círio.
Dos quase 5 mil pacientes atendidos nos dias 6, 7 e 8 de outubro, 400 foram socorridos nos postos distribuídos nas ruas. Os casos que mais deram entrada nos postos instalados no transcurso das procissões foram de dor de cabeça, desidratação, pico hipertensivo e mal-estar. “Esses sintomas são característicos de quem acompanha as romarias do círio, por isso a preocupação de termos os postos funcionando na Trasladação e no Círio, além de reforçar as outras urgências para casos mais graves”, explicou a diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Vanessa Oliveira.
Para o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, os números de atendimentos na rede foram os esperados, já que a Prefeitura garantiu o reforço. “Nós entendemos que a cidade recebe muitas pessoas nessa época do ano, por isso a nossa preocupação em reforçar os insumos e os serviços prestados no dia a dia na rede de urgência e emergência. Tudo saiu conforme planejado”, frisou o secretário.
Texto: Kezia Carvalho