Lidar com situações de risco é atividade recorrente para quem trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192). Estar atualizado quanto aos procedimentos de primeiros socorros é fundamental para acalmar e orientar quem precisa de atendimento até a chegada de uma ambulância. Nesta quinta-feira, cerca de 40 servidores concluíram o primeiro Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para a área administrativa do SAMU.
Auxiliar administrativa há 12 anos do serviço de urgência, Nilce Machado, 50 anos, já ansiava pela oportunidade de participar do curso de SBV. “Nós, que trabalhamos no administrativo, também estamos vestidos com um uniforme ‘SAMU’. Quem vê isso na rua não quer saber o que fazemos no departamento, eles querem ajuda, se precisar. Então, é muito bacana hoje estarmos recebendo essa capacitação e ficarmos preparados para ajudar e até poder salvar uma vida”, ressaltou.
O curso, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, teve aulas teóricas, práticas e uma avaliação escrita. Os participantes receberam orientações de reanimação cardiopulmonar, trauma, engasgamento, hemorragia e convulsão para leigos. “Salvar uma vida requer uma sequência de etapas a serem seguidas. Cada uma delas influencia diretamente na sobrevivência, recuperação e possíveis sequelas que a vítima possa ter. Por isso, estas aulas têm como principal objetivo orientar o aluno/servidor a como proceder de forma segura no atendimento imediato até que o serviço médico de urgência chegue ao local”, explicou o médico e ministrante, Luís Basílio.
O agente de portaria, Ivan Santos, 48 anos, sabe da importância de ter conhecimentos das técnicas indicadas em momentos de urgência e espera, com o curso de SBV, ampliar ainda mais os conhecimentos. Ele conta que um desses procedimentos já salvou a vida de seu filho Iago, de 4 anos. “Meu filho estava brincando com uma chave que vem naqueles enlatados, colocou na boca e quando vi já estava engasgado. Consegui manter a calma e fazer todo o procedimento corretamente, inclinei ele para frente e com a mão em concha bati nas costas até que ele expeliu a chave”, relatou.
A Sesma está ofertando uma série de capacitações para o corpo técnico do SAMU. Ao todo mais de 200 servidores serão qualificados. Na última semana, foi promovido o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APH) para técnicos e condutores de ambulâncias. As formações permanecem até o mês de novembro e incluem, ainda, enfermeiros e médicos. “Com estes cursos, almejamos melhorar ainda mais o nosso serviço para a população de Belém. Assim como estimular o servidor a sempre estar estudando e buscando o seu crescimento profissional”, enfatizou Vanessa de Oliveira, diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								