Para capacitar e conscientizar os servidores acerca da importância de registrar as informações no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (o sistema Hórus) desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Belém promove até sexta-feira,22, na sede do Núcleo de Informática Educativa (Nied) da Secretaria Municipal de Educação,um curso de gestão de material na saúde pública.
A realização do curso, que começou nesta quarta-feira,20, é fruto da parceria entre a Auditoria Geral do Município (AGM), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Escola de Gestão Pública (EGP), e visa realizar uma auditoria preventiva. “A intenção é capacitar o servidor da área da saúde, e fazer com que os trabalhos sejam o mais transparentes possíveis, especialmente quando se tem um sistema para gerir os recursos”, enfatiza a auditora do município, Elianna Uchoa.
O Hórus foi desenvolvido para a gestão dos medicamentos e insumos dos componentes da assistência farmacêutica. O sistema auxilia na identificação dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, faz o rastreamento dos medicamentos distribuídos e dispensados, além de fazer o controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos.
Segundo o sub-auditor da PMB, Milton Monteiro Marques, atualmente não é mais possível fazer gestão sem um sistema de informática que auxilie. “É por meio desses sistemas que nós conseguimos fazer o controle de tudo aquilo que é adquirido ou repassado. Com o Hórus nós otimizamos os recursos que dispomos. Esta é a finalidade e, com isso, manter o princípio da eficiência”, explica.
O servidor Belizio Viterbino, que trabalha na Sesma, na área de almoxarifado da farmácia, avalia que o curso é uma oportunidade de trocar experiências. “A gente lida diariamente com isso, mas sempre há dúvidas. Então, quando temos a oportunidade de tirá-las com um profissional da área, é o momento de aproveitar”.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								