Cerca de 10 mil pessoas são atendidas no programa “Prefeitura no Bairro”

Com a agitação característica da idade, o pequeno Rian Sousa, de 9 anos, andava de um lado a outro, segurando – e lendo – o livro “O Minotauro”, de Monteiro Lobato, em formato de história em quadrinhos, no espaço da igreja evangélica que serviu de base para a sétima edição do programa “Prefeitura no Bairro”, no bairro do Marco. O evento atendeu, de quarta-feira, 30, a sexta-feira, 1º, entre 8 e 10 mil pessoas, em uma estrutura montada na esquina da Travessa Mauriti com a Rua Valdir Acatauassu Nunes e na igreja.

Rian cursa o quarto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Solerno Nunes, do bairro da Terra Firme, e gosta muito de livros. “Eu gosto muito de ler. Até perguntei se eu poderia ficar com este livro, porque eu gosto de aprender com essas histórias. Mas do que eu gosto mesmo é da lenda do boto”, contou o menino.

Estudantes de dez escolas públicas das redondezas, entre os bairros do Marco e Terra Firme, passaram pela programação, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), e ofereceu contação de histórias, mediação de leitura, oficina “Filtros dos Sonhos”, oficina de ponteira, oficina “Cartas pela Paz”, pintura facial, visitação ao espaço de uma forma geral e cessão de livros no “Baú de Histórias”. O público atendido tem idade entre 5 e 10 anos.

Estrutura – Nas edições anteriores, o programa “Prefeitura no Bairro” contabiliza quase 80 mil pessoas beneficiadas por meio do mutirão de serviços ofertados. Vinte e dois órgãos municipais integram a ação, que garante atendimentos das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assistência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.

Na área de saúde, na qual normalmente os atendimentos são em maior número, nos três dias foram cerca de 360 pessoas atendidas em consultas de clínica médica e 31 em orientação nutricional, além de 13 animais adotados na Feira de Adoção de Centro de Controle de Zoonoses. Já o serviço de emissão de Carteira de Identidade chegou a cerca de 400 documentos emitidos.
O diretor geral da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), Mauro Gaia, avaliou como muito positiva esta edição do “Prefeitura no Bairro”. “É importante que tenhamos essa ação coordenada, quando 22 entidades da Prefeitura de Belém oferecem serviços a que normalmente as pessoas não têm acesso com facilidade. Nesses três dias, tivemos atendimentos em emissão de documentos, área jurídica, saúde, saneamento, iluminação pública, mobilidade urbana, entre outros mais, sempre buscando um bom atendimento a todos, que é o nosso verdadeiro objetivo. Já estamos começando a avaliação desta ação aqui no bairro do Marco, no sentido de aprimorarmos ainda mais os serviços que oferecemos”, avaliou o diretor.

Atendimento – Quem ficou muito feliz com os serviços que pôde utilizar foi a dona de casa Maria de Fátima Góes, de 59 anos. Moradora da Travessa Lomas Valentinas, ela fez consultas com um médico clínico geral e estava à espera de uma avaliação odontológica. “Eu vim porque a minha filha já tinha vindo antes com o meu neto, e foram muito bem atendidos. Eu acho importante esse tipo de movimento que vem mais pra perto dos moradores, porque, muitas das vezes, o atendimento de saúde em outros locais pode demorar, e eu preciso muito cuidar dos meus dentes”, comentou dona Maria de Fátima.

Na última quarta-feira, quando o prefeito Zenaldo Coutinho esteve na abertura desta edição do “Prefeitura no Bairro”, foi acertado que uma ação conjunta entre o poder público e os moradores do entorno – do que acabou sendo conhecida como ‘baixada do Marco’ – vai decidir a destinação de um segmento da Travessa Mauriti, próximo ao canal União, conhecida como ‘área da feirinha’. O prefeito sugeriu a construção de uma pequena escola ou um posto de atendimento médico ou ainda um espaço de lazer. Mas tudo será decidido nessa reunião com a comunidade que ficou previamente marcada para o final do mês de setembro.

A próxima edição do programa “Prefeitura no Bairro” será nos dias 14 e 15 deste mês, no bairro da Vila, Distrito de Mosqueiro.

Texto: Dedé Mesquita

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar