A capital paraense saiu na frente outra vez, na região Norte, e acabou de ser contemplada com o Projeto Educonexão, fruto da parceria entre a Prefeitura de Belém, Net Claro Embratel e o Instituto Crescer, para disponibilizar acesso à internet banda larga e TV por assinatura em escolas do município. A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu na tarde desta segunda-feira, 26, no auditório da Escola Anísio Teixeira, com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, entre outras autoridades e educadores.
Trinta escolas já se encontram cabeadas e receberão visitas técnicas para garantir, ainda esta semana, o acesso à internet e outros benefícios proporcionados pelo projeto. Cada escola vai ganhar instalação de dois pontos de internet banda larga e dois pontos de TV por assinatura. Está prevista também a formação de 65 professores da rede, como forma de preparação para o uso adequado da tecnologia, como nova ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
Professores da rede municipal ficaram entusiasmados com a novidade. “A doação será bem vinda para complementar o trabalho de qualidade já desenvolvido nas nossas escolas”, disse a professora Alessandra Seabra. “Nós temos uma boa infraestrutura, inclusive, que conta com laboratório de informática, então esta será mais uma oportunidade para ampliarmos conhecimentos”, acrescentou Alessandra durante a primeira qualificação de educadores que integra o projeto.
As formações vão ocorrer ao longo do ano em cursos com momentos à distância e encontros presenciais, com carga horária de oito horas. As atividades serão realizadas no Núcleo de Informática Educativa (Nied) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
“Estamos felizes com mais esta parceria que irá contribuir no desenvolvimento positivo dos professores e estudantes da rede municipal, sobretudo, a qualificação dos educadores que será fundamental para orientar ao uso correto desta ferramenta, com educação e prevenção em busca de uma sociedade mais justa através do conhecimento”, declarou o prefeito Zenaldo Coutinho.
A diretora Gleyde Ramos, de Mosqueiro, considera o projeto um ganho nas atividades desenvolvidas nas escolas municipais. “Já estou planejando como iremos executar os projetos de leitura e escrita através da internet, assim como também iremos estimular mais ainda a pesquisa e filmes educativos”, afirmou. “Nossas escolas já são referência no Ideb e tenho certeza que agora iremos ultrapassar cada vez mais a média”.
Reconhecimento – Em 2015, Belém obteve o melhor resultado dos últimos dez anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado mostrou a capital em destaque com a obtenção da nota de 4.7, que superou a meta prevista de 4.4. Segundo a representante do Instituto Net Claro Embratel, Desirée Luise, este foi um dos motivos do município ser contemplado com o projeto Educonexão.
“Nós levamos em consideração o desenvolvimento das escolas das regiões do Brasil no Ideb e, com a chegada do projeto aqui em Belém, o objetivo é que possamos contribuir no avanço educacional desses estudantes através da ampliação do saber, através dos novos recursos”, disse Luise.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								