O colorido das roupas e o cheiro inconfundível do patchouli vão se misturar durante a realização da Programação Cultural Junina 2017 da Prefeitura de Belém, que se inicia nesta sexta-feira, 23, a partir das 19h, na sede do clube da Tuna Luso, na avenida Almirante Barroso. A programação segue até o dia 2 de julho, com entrada gratuita. A Fundação Cultural do Município (Fumbel), responsável pela organização do evento, estima que cerca de 10 mil pessoas participem da programação.
E quem dá as boas-vindas ao público é o grupo que durante o mês de junho arrasta multidões pela ruas de Belém. Ao som de quadrilha, xotes, retumbão e carimbó, o Arraial do Pavulagem abre a programação da noite. “Para nós é uma honra e o reconhecimento do nosso trabalho musical abrir uma programação tão importante para a cidade como a quadra junina da Prefeitura de Belém. Faremos uma brilhante apresentação para este público”, afirmou Júnior Soares.
Depois, o espetáculo ficará por conta das quadrilhas, empenhadas em garantir ao público belas apresentações. A quadrilha Encanto da Juventude, do bairro do Guamá, assegura que o velho São João vai se fazer presente na festividade deste ano, pois no quesito tradição, eles dão show. “São 25 anos empenhados em fazer o melhor. Não temos um grupo de conhecidos, temos uma família que se dedica durante meses para mostrar um bom trabalho”, disse o presidente, Tom Vilhena.
São rendas, tecidos, brilho e muito suor de cada um que dedica meses a este sonho que envolve mais de 40 pessoas e uma estrutura que não pode falhar. “Há uma grande equipe por trás de tudo isso, cuidando da parte burocrática e estrutural, para que no dia da apresentação o público se divirta junto com a gente e se envolva quando a música começar a tocar. Com certeza as pessoas vão gostar bastante do que iremos apresentar”, conclui Vilhena.
Tradição e dedicação são os itens que não vão faltar nos grupos participantes do maior São João da Amazônia, promovido pela PMB. A quadrilha Santa Luzia, do bairro do Jurunas, existe há 39 anos e os componentes que encabeçam a organização trazem o mesmo sobrenome: Magno. Do presidente ao coreógrafo, a quadrilha reúne cerca de 60 pessoas que vêm se dedicando desde outubro do ano passado, desde a montagem das roupas aos ensaios da dança. São todos da mesma família.
“A gente ensaiava três vezes por semana, mas desde janeiro intensificamos e passamos a nos reunir de segunda a sexta-feira”, contou o coreógrafo Max Magno, que desde 2009 é o responsável pelos passos, e ainda divide a rotina entre os ensaios e a vida de produtor musical. “Me orgulho em dizer que, mesmo essa correria que vivo, dos anos de 2011 a 2015 a Santa Luzia ficou entre as dez melhores do concurso promovido pela Prefeitura de Belém”.
No total, 49 quadrilhas devem se apresentar nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho. Já no dia 27, a partir das 17h, será feita a apuração da primeira fase eliminatória classificando 20 quadrilhas para disputar a final do concurso. Nos dias 28 e 29, as quadrilhas finalistas farão o último desfile e depois aguardam a apuração final, no dia 30. Ainda como parte da programação, no dia 1 de julho haverá o desfile de Miss Melhor Idade e Miss Caipira Gay.
A Tuna Luso foi o local escolhido para sediar as apresentações das quadrilhas Infantojuvenil e Juvenil Adulta, além dos grupos de Boi-Bumbá e Parafolclóricos. A escolha do local se deu devido à acessibilidade, segurança e estrutura que o ginásio comporta. “Em virtude das chuvas que normalmente ocorrem nesse período o público acaba se dispersando. Já na Tuna, além de comportar um grande número de pessoas num espaço coberto, o entorno possui ainda paradas de ônibus e espaço para estacionamento de carros”, explicou a diretora do departamento de ação cultural, Ruth Botelho.
São consideradas quadrilhas juninas na categoria infantojuvenil aquelas com brincantes na faixa etária de 7 a 14 anos. As quatro quadrilhas mirins selecionadas irão se apresentar, em cada dia, antes da quadrilha adulta.
Boa iniciativa – Na avaliação do presidente da Federação Municipal de Quadrilhas de Belém (Femuq), Raimundo Lobato Junior, a iniciativa da Prefeitura de Belém em buscar alternativas para manter a realização da festividade foi positiva para todos. “Além de termos o evento garantido, a Prefeitura conseguiu manter o chamado auxílio montagem das quadrilhas, que é uma espécie de ajuda de custo”, declarou Junior.
Além da questão de acessibilidade, a Fumbel esclarece que os custos com montagem de arquibancada, som, iluminação e esquema de segurança seria em torno de R$ 200 mil, valor que na Tuna saiu por R$ 50 mil, por todo o período do evento. “Mesmo em tempos de crise, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, não deixou de investir na programação cultural tradicional da nossa cidade, então buscou meios para garantir o evento gratuito para a população”, reiterou a diretora da Fumbel.
Confira a programação:
Quadrilhas Infantojuvenis
23/06, concentração às 18h30 – Revolução Mirim
24/06, concentração às 18h30 – Buscapé Mirim
25/06, concentração às 17h30 – Chispita
26/06, concentração às 18h30 – Expressão Junina
Quadrilhas juvenis e adultas
23/06
19h – Roceiro da Amizade
19h30 – Rosa Vermelha (Icoaraci)
20h – Brasileirinho
20h30 – Mensageiros do Amor
21h – Explosão Junina
21h30 – Sensação Caliente
22h – Estrela Junina
22h30 – Arco-Íris Mosqueirense
23h – Sedução Ranchista
23h30 – Rainha da Juventude
24/06
18h – Arrastão Junino
18h30 – Império de São João
19h – Sabor Açaí
19h30 – Revelação do Marco
20h – Paraíso Junino
20h30 – Roceiros Pé de Moleque
21h – Tradição Junina do Benguí
21h30 – Reino de São João
22h – Os Presepeiros
22h30 – Sedução Cabocla
23h – Os Ídolos Mosqueirenses
23h30 – Folguedos Anarriê
0h – Rosa Vermelha (Terra Firme)
0h30 – Romance Matuto
25/06
18h – Romance Junino
18h30 – Império Junino
19h – Renovação de São João
19h30 – Revelação da Cremação
20h – Charme da Ilha
20h30 – Mistura Brasileira
21h – Encanto da Juventude
21h30 – Impacto Junino
22h – Santa Luzia
22h30 – Chuva de Cheiro
23h – Fuzuê da Juventude
23h30 – Furacão Junino do Outeiro
0h – Roceiros da Dindinha
0h30 – Sorriso de um Caipira
26/06
19h – Fúria Junina
19h30 – Flor do Norte
20h – Balão de Ouro
20h30 – Rei do Baião
21h – Cristal Junino
21h30 – Moreninha da Campina
22h – Alegria Junina
22h30 – Arrasta Pé
23h – Jovens Brilhantes
23h30 – Rosa de Ouro
0h – Arrasta Pé Junino
Texto: Karla Pereira