Prefeitura realiza curso para gerentes de unidades de saúde

Gerentes de unidades de saúde de Belém participam, até o dia 31 deste mês, do primeiro módulo do curso de Qualificação para Gerentes de Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que ocorre na Escola de Gestão Pública do Município. O objetivo da formação, que envolve uma parte dos gerentes – sobretudo aqueles que estão assumindo pela primeira vez o cargo – é preparar esses profissionais para que os mesmos possam conhecer todo o universo entorno do trabalho das unidades básicas de saúde e como melhorar o serviço, em prol da população da capital.

A diretora do departamento de Ações em Saúde da Sesma, Carlene Almeida, explica que Belém conta com 29 unidades tradicionais de saúde e 53 unidades de saúde da família. O curso é destinado aos gerentes das unidades tradicionais, uma vez que as estratégias de saúde da família não possuem gerentes, apenas equipes que trabalham com visitas aos usuários do território onde a unidade está instalada.

“Entre os temas que serão abordados no curso estão o conhecimento do território, a capacidade operacional de cada unidade em oferecer serviços de cada unidade, entre outros. Será um curso dinâmico, com dois módulos. Neste primeiro, vamos repassar todos os processos de trabalho que uma unidade de saúde detém, como atenção básica, vigilância em saúde e encaminhamentos para outros serviços. No segundo módulo, vamos tratar de indicadores de saúde; monitoramento, avaliação e intervenção. Já na segunda quinzena de abril, vamos entrar com a segunda turma, onde abrangeremos uma outra parte dos gerentes, principalmente aqueles que já têm alguma experiência com esse serviço”, detalhou.

A formação contou com a participação da enfermeira Sâmea Borges, especialista em Saúde Pública e palestrante convidada. Ela mencionou a importância de os gerentes entenderem a função de cada unidade na rede de saúde. “O gerente precisa reconhecer o seu papel, para poder apoiar as ações de saúde que a unidade vai desenvolver. É de fundamental importância que ele faça o planejamento local da unidade para depois monitorar, avaliar e intervir no que está sendo feito”, resumiu.

De acordo com o secretário de saúde de Belém, Sérgio Figueiredo, o objetivo do treinamento é capacitar os novos gerentes que estão entrando na rede e atualizar aqueles que já fazem parte da administração. “O que nós queremos é melhorar cada vez mais o serviço, entendendo o objetivo das nossas unidades e a importância de um atendimento humanizado e resolutivo”, pontuou.

A ideia é compartilhada pelo médico e gerente da unidade de saúde do Benguí II, Roberto Macedo. Para ele, o treinamento é fundamental para quem quer trabalhar e fazer saúde com excelência. “Esta é uma visão diferenciada, que, sem dúvida, nos dá ferramentas para dar qualidade e melhorar o atendimento ao cliente da nossa área”, enfatizou o gerente, cuja unidade atende, em média, cerca de 300 pessoas por dia, de bairros como Benguí, Parque Verde e Mangueirão.

O prefeito Zenaldo Coutinho fez questão de acompanhar o primeiro dia do treinamento, na última terça-feira, 14, e deu as boas-vindas aos novos gerentes. “A função de vocês é extraordinariamente importante, porque, como sabemos, as unidades de saúde podem exercer grande pressão sobre a média e alta complexidade e nós temos que encontrar as 'vacinas' necessárias para os problemas que aparecem no dia a dia. Em muitos casos, as unidades básicas de saúde são a única referência de poder público em muitos territórios, daí a importância dessa instituição”, frisou.

Texto: Elck Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar