Projetos aproximam e ajudam a integrar famílias e escolas

Acompanhar o filho até a escola, participar das reuniões e também das tarefas de ensino são atividades consideradas prioridade na rotina de dona Rosângela Paracampos, 39 anos, que desde jovem enfrenta dificuldades de locomoção. Para ela, a limitação não é maior do que a vontade de estar presente na vida escolar do filho. “Todos os dias aproveito meu intervalo de almoço para ir em casa, dar banho e arrumar o Hiago, preparar o almoço e trazê-lo até a unidade em que estuda”, relata zelosa.

Uma rotina cansativa, que Rosângela garante ser motivo de orgulho e satisfação. “Não há nada mais prazeroso para um pai do que contribuir desde cedo no processo de educação de seu filho”, assegura.

Hiago Paracampos da Silva, de cinco anos, faz parte dos mais de 70 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Há dois anos, quando iniciou os estudos na Escola Municipal Rita Nery, no bairro do Tenoné, participa de projetos de integração da família ao ambiente escolar. “É muito bom quando minha mãe fica aqui na escola comigo e participa de algumas atividades. Eu até ensino para ela o que aprendo com a minha professora”, conta o estudante do Jardim II da turma da Professora Eliane Medina.

Dentre os projetos que estimulam a paticipação das famílias na escola estão Baú de Histórias e Lendo em Família, que reúnem pais, filhos e professores em atividades de ensino. Outra iniciativa de integração é A Unidade de Saúde vai à Escola, que promove atendimento ambulatorial e odontológico, além do Projeto Café da Manhã, que tem por objetivo ampliar a oferta da merenda escolar, promover interação e reforçar a aprendizagem.

A diretora da escola, Letícia França, afirma que os projetos melhoram o rendimento das crianças. “Nós desenvolvemos um trabalho em prol de uma educação de qualidade a todos os nossos alunos. Portanto, envolver os pais para que eles possam dar continuidade a este trabalho em suas casas, é muito importante”, destaca.

Os resultados positivos têm surpreendido professores, diretores e técnicos educacionais, por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) investe permanentemente em projetos de integração. Com o transporte escolar, educação em Tempo Integral (T.I.), o município tem se aproximado ainda mais das famílias e diminuído a evasão escolar.

Educação Inclusiva – inclui projetos coomo o 'Ciranda da Família' , programa direcionado aos familiares dos alunos com deficiência atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). É uma iniciativa destinada a troca de experiências, acolhimento e orientações de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais da equipe.

A técnica em enfermagem Talita dos Santos, 29 anos, é mãe de Douglas Novais, de quatro anos, que apresenta problemas de dicção. “Quando meu filho chegou aqui no Rita Nery, ele não conseguia nem falar, e hoje graças a Deus, ele já apresenta uma evolução notória”, comemora. “Tenho certeza que esse avanço também está relacionado com a minha participação nos projetos oferecidos pela rede municipal”, avalia.

De acordo com a psicóloga do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), Margareth Carvalho, os projetos que envolvem familiares com a equipe escolar possibilitam que os pais acompanhem e ampliem o conhecimento das dificuldades vivenciadas pelos estudantes com deficiência ou não.

O programa atende familiares de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) todas as últimas quintas-feiras de cada mês, no próprio Crie.

Serviço – Todos os pais de estudantes matriculados na rede municipal podem participar de projetos oferecidos nas próprias unidades para acompanhar o desenvolvimento psicossocial da criança. Para os pais de crianças com algum tipo de deficiência que tenham interesse nos programas oferecidos pelo Crie, é só comparecer com o laudo médico até o Centro, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 694.

Texto: Natasha Albarado

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