A emoção e os bons sentimentos tomaram conta de alunos, professores e familiares que estiveram nesta quarta-feira, 14, na III Cantata de Natal da rede municipal de ensino, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Um momento de confraternização para celebrar o Natal, que reuniu cerca de 200 crianças de nove unidades educacionais da rede no Centro de Formação de Professores da Semec.
Todas as escolas se apresentaram em coral na sacada do prédio, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro de Nazaré, envolvendo um grande público que foi prestigiar a cantata. Um dos grupos foi o Coral Musicanto, da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, que, além das canções natalinas, interpretou também a música em inglês “Thousand Miles”, de Vanessa Carlton.
As alunas do coral Ana Luiza Pereira, de 10 anos, e Claudia Mota Veiga, de 11 anos, estavam eufóricas após a apresentação. “Acho que foi muito bonito, acredito que as pessoas gostaram e ficamos muito felizes por isso. Adoramos fazer parte do coral e queremos sempre poder emocionar as pessoas com o nosso canto”, expressou Ana Luiza.
As crianças expuseram ainda outros números de canto e dramatização com a temática natalina, como o Coral Inclusivo Liceu Encantado, da Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso, que interpretou a canção “Noite Feliz” na linguagem de sinais de libras, e o Grupo de Teatro da Escola Municipal Francisco Nunes, que fez uma encenação sobre a história do nascimento do Menino Jesus.
Na peça, Maria, a mãe de Deus, foi interpretada pela estudante Silma Isabele, de 12 anos. A jovem não escondia a emoção de ter sido escolhida para este papel. “Me sinto honrada em interpretar a mãe do nosso Salvador, é um lindo presente poder estar aqui mostrando a todos o verdadeiro sentido do Natal”, ressaltou Silma.
A coordenadora do Centro de Formação de Professores, Cilene Valente, destacou que a cantata é um espaço para que os alunos possam ser os atores principais.
“Passamos o ano todo aqui formando os professores da nossa rede, os educadores que diariamente trabalham com estas crianças, estimulando neles suas habilidades e competências. Então este é um momento dos alunos mostrarem seus talentos e as diversas leituras que desenvolveram nas escolas. Além de aproveitar o espírito natalino para disseminar a esperança entre as pessoas, e quem melhor para simbolizar a esperança do que as crianças, não é mesmo?”, completou Cilene.
Este ano, também participaram da III Cantata de Natal da Semec as escolas municipais Florestan Fernandes, Edson Luis, Amância Pantoja, Josino Viana, Maria Heloisa de Castro e a unidade pedagógica Solar do Acalanto.
Texto: Lilianne Villacorta