Quem vê a tímida Maria Laura Sales Corrêa, de apenas nove anos, sempre comportada na escola, nem imagina a desenvoltura e a habilidade que ela tem em fazer acrobacias. Aluna do 3º ano da Unidade Pedagógica Santo Agostinho da Aldeia, no bairro de Canudos, mesmo tão pequena, Laura carrega consigo um grande sonho: ser uma ginasta reconhecida mundialmente.
“Sempre que assistia na televisão o talento de grandes atletas da modalidade, como a Flávia Saraiva, a Jade e a Dani Hipólito, eu ficava encantada com aquelas acrobacias incríveis e me imaginava um dia fazendo o mesmo”, conta Laura.
Há um ano e meio, surgiu a oportunidade de conhecer na prática o esporte e a menina se apaixonou de vez pela ginástica artística. Hoje, ela é um dos maiores talentos do Centro Norte de Ginástica, administrado Federação Paraense de Ginástica (Fepagin), em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
“Estou me dedicando muito para um dia chegar ao nível das ginastas que eu admiro tanto. Elas são grandes exemplos de esforço e superação. É muito legal hoje ousar conseguir fazer acrobacias que antes eu via na televisão e parecia tão difícil”, analisa a menina.
Toda dedicação da pequena ginasta já rendeu a ela premiações importantes em competições estaduais de ginástica realizadas em Belém, como o 1º lugar no Campeonato Paraense de Ginástica de 2016. Agora, chegou o momento de Maria Laura mostrar seu talento fora do Estado.
Entre os dias 1º e 4 de dezembro, ela será uma das representantes de Belém no Torneio Nacional de Ginástica Artística, na cidade de Goiânia, em Goiás. Laura vai competir na categoria Pré-Infantil, nas modalidades solo, salto sobre a mesa, trave de equilíbrio e barras paralelas assimétricas. Toda a viagem da atleta está sendo custeada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Nos últimos dois meses antes da competição, Maria Laura teve uma rotina intensa de treinos, praticando as séries de exercícios diariamente, em dois turnos, e conciliando tudo isso com as atividades na escola.
Para o treinador Agenor Paes, ela está bem preparada. “Embora seja a primeira competição dela fora do Estado, estou muito satisfeito, ela está fazendo todos os aparelhos muito bem. Agora, é só controlar a ansiedade e mostrar todo o talento que ela tem. Acredito que ela está preparada para fazer uma excelente performance”, diz, confiante.
Na UP Santo Agostinho da Aldeia, a professora Daniele Magalhães conta que mesmo com os treinos, Maria Laura se manteve assídua e interessada nas aulas e muito responsável com os estudos. “Ela sempre foi uma excelente aluna e vem para a escola com muita vontade de aprender. Este comprometimento dela com a ginástica tem influenciado de maneira muito positiva nos estudos”.
A professora completa ainda que “com todo talento e dedicação que a Laura tem, com certeza terá ótimos resultados. Todos na escola estão muito confiantes de que ela vai se dar muito bem na competição”.
A mãe de Laura, a merendeira Tatiane Sales, conta que a menina é realmente muito dedicada, tanto nos estudos quanto no esporte que ama. “Depois que minha filha começou a praticar a ginástica e isso se tornou o sonho de vida dela, vejo o quanto ela cresceu, se tornou mais responsável e disciplinada. É o que ela quer e vai atrás, é o que a faz feliz, acredito muito no potencial dela e eu, o pai dela, a irmã e toda a família damos todo o apoio”, declara, orgulhosa.
Para Maria Laura, a ansiedade está à flor da pele, mas a ginástica é sua vida e ainda quer ir muito longe. “Tenho certeza de que essa é a carreira que quero seguir. Estou ansiosa com a competição, é um desafio grande concorrer com outros atletas tão bons do Brasil todo, mas estou confiante, vou dar meu melhor. Um dia quero participar das olimpíadas e ganhar muitas medalhas”, conclui.
Texto: Lilianne Villacorta
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								