Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal Antonio Carvalho Brasil, localizada no bairro da Condor, conquistou o 3º lugar geral na II Etapa do Campeonato de Torneio Paraense de Ginástica Rítmica. Além disso, desta vez a escola ainda se destacou em 1º lugar na Copa Conjunto de Ginástica Rítmica. O evento é uma realização da Federação Paraense de Ginástica –Fepagin, e reuniu no último sábado, 25, cerca de 130 atletas no ginásio do Clube Cassazum, localizado no bairro do Marco.
Para a Coordenadora do Departamento de Educação Física da Semec este é um avanço contínuo. “Esse convênio com a Prefeitura de Belém já existe desde o ano de 2013 e tem se expandido muito, foi através dele que descobrimos grandes talentos e por isso pretendemos dar continuidade nessa agregação do esporte à educação para que outras escolas também possam participar de eventos desse cunho”, afirmou.
Diante de um público estimado com mais de mil pessoas, estava mais uma vez a aluna Patrícia Padilha, 12 anos, que garantiu a 2ª colocação pelo manuseio no aparelho corda, na categoria Nível I Infantil. No ano passado, a aluna também competiu e obteve três boas colocações recebendo o 1º lugar no aparelho mãos livres, 1º lugar no aparelho corda e 2º lugar em conjunto no aparelho bola, todos na categoria Nível I Infantil.
A estudante contou que nunca imaginou possuir tanto talento para a ginástica rítmica e que hoje essa é a sua grande paixão. “Eu nunca tive oportunidades como essa, então quando recebi o apoio da Prefeitura de Belém, mesmo muito nervosa eu fui, e hoje estou aqui competindo e trazendo grandes premiações não só para mim, mas para a minha escola. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram pelo meu sucesso”, ressaltou Patrícia.
Já no aparelho arco, quem se destacou foi a aluna Ayla de Nazaré, 14 anos, que conquistou a 1ª colocação no Nível I da categoria juvenil. Além disso, a estudante ainda ganhou a 2ª colocação no conjunto corda.
De acordo com Ayla, este é somente o início de uma carreira brilhante. “Ano passado tive o 1º lugar no aparelho massa na II Etapa do Paraense, e com mais essas boas premiações esse ano, tenho certeza que a cada ano estou mais perto da realização de um grande sonho que é chegar na Seleção Brasileira e poder contar minha história de vida que começou a partir do projeto que me trouxe o amor pela ginástica rítmica”, destacou.
As alunas treinam e praticam a modalidade pelo projeto Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica, realizado na própria escola, fruto da parceria da Prefeitura de Belém com a Caixa Econômica Federal e a Federação Paraense de Ginástica.
A unidade escolar Antonio Carvalho Brasil foi a primeira do município a abrir as portas para as atividades de ginástica e já participa do projeto há cinco anos. Com a nova quadra poliesportiva que conta com acessibilidade, cobertura, iluminação e equipamentos de segurança, a escola também atende a comunidade do entorno, além dos alunos de outras escolas do bairro interessadas em praticar a ginástica rítmica. Os quesitos para participar é ter entre 5 e 15 anos e estar regularmente matriculado em escolas públicas da cidade.
Para continuar propagando o incentivo do esporte à educação, a coordenação do Departamento de Educação Física da Semec informou que no mês de outubro haverá um grande campeonato interno na escola, onde poderão participar todos os alunos das outras unidades. A perspectiva é ampliar o projeto para outras escolas municipais.
Texto: Natasha Albarado
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								