Com o objetivo de diminuir o forte odor que tem incomodado a população nos Distritos de Outeiro e Icoaraci, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), assinou nesta quarta-feira, 29, um Termo de Compromisso com as empresas Curtume Ideal e Repar – Reciclagem Industrial de Animais Ltda.
A ação é decorrente da fiscalização realizada pela secretaria nas empresas, no início deste mês, durante a qual os responsáveis receberam um auto de interdito de forma cautelar.
“ Essa assinatura tem como finalidade realizar uma perícia para identificar de onde efetivamente está vindo esse mau cheiro, a área de abrangência e efeitos nas populações do entorno. Além do que, são especificadas as melhorias tecnológicas que cada uma das indústrias tem que realizar durante o processo, visando diminuir o mau cheiro”, detalha o titular da Semma, Deryck Martins.
As empresas terão até 90 dias para realizar as adequações solicitadas pela Semma. “Todas as melhorias foram especificadas no Termo de Compromisso, com prazos e pontuando quais são as tecnologias que devem ser usadas, incluindo filtros, sistemas de refrigeração, entre outras, para evitar que os resíduos continuem causando mau cheiro para a população. Cada empresa tem sua especificação e orientações”, ressalta o Secretário.
Entre as solicitações que foram feitas à Repar e ao Curtume Ideal, estão a substituição de toda a tubulação de gases dos maquinários por filtro biológico; adequação do funcionamento do digestor para acelerar o processo produtivo; a instalação de um equipamento que seque mais rapidamente a matéria-prima, visando otimizar o processo produtivo e diminuição de vazamentos de gases, além da instalação de canaletas para drenar as águas pluviais recebidas nas dependências da empresa.
De acordo com o advogado do curtume Ideal, Marcelo Silva, “este termo é para tentar amenizar a sensação de odor do entorno da área, visto que o curtume Ideal sempre teve uma linha de comunicação com a comunidade. E assinar este Termo de Compromisso não foi nenhum problema, porque a tendência da empresa é sempre buscar um aperfeiçoamento para atender aos órgãos ambientais e a própria comunidade do entorno”, declarou.
Na avaliação da engenheira ambiental da Repar, Naiana de Lima, a iniciativa da Semma em reunir tanto com a comunidade, quanto com as empresas, é de extrema importância. “É fundamental que a Secretaria de Meio Ambiente esteja trabalhando em conjunto com as empresas, e para assegurar que nós estamos cumprindo as normas dentro do cronograma, ela fará vistorias”, declarou.
* Com informações de Ana Paula Azevedo – Ascom Semma
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								