Boi Bumbá e show musical encerram festejos juninos em Outeiro

Cinco dias de festa e manifestações da cultura popular marcaram o “Arraial de Outeiro”, que encerrou com apresentação de Boi Bumbá e show sertanejo, nesta segunda-feira, 27. O evento foi realizado pela primeira vez no estacionamento da Praia do Amor e a novidade caiu no gosto dos participantes. “Todos os anos eu participo do Arraial com meus dois filhos, mas este foi diferente, principalmente pelo espaço, amplo e com diversas opções para eles aproveitarem”, avaliou a comerciante Bárbara Lisboa, de 29 anos.

Além de aproveitar a programação em família, os filhos de Bárbara, Bruno, de 10 anos, e Jobson, de 12, se apresentaram ao público no grupo de Boi Bumbá. Bruno, o mais novo, é o atiçador do Boi. “Eu danço no Boi Misterioso há um tempinho e, isso já virou tradição. Chega a ser uma disputa grande, porque vários meninos da minha turma gostariam de participar também”, contou Bruno.

A programação, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Outeiro (Arout), entre os dias 23 e 27 de junho, contou com apresentações culturais de Boi Bumbá, Cordão de Pássaro, rodas de Carimbó, shows musicais e quadrilhas juninas da ilha. “Uma realização como esta é muito importante, principalmente para aqueles que são moradores da ilha de Outeiro, visto que tudo foi decidido com a participação da comunidade. Este é um momento de celebração e principalmente, a disseminação da cultura popular”, avaliou a coordenadora de cultura da Agência Distrital de Outeiro, Marília Araújo.

Aproximadamente 2 mil pessoas passaram pelo local em cada uma das noites da festividade, que contou ainda, com brincadeiras de corrida de saco para as crianças, pau de sebo e quebra pote, além de barracas de comidas típicas e venda de artesanato. Para o escritor Apolo de Caratateua, o evento foi uma "oportunidade de reunir as famílias, desde crianças até os idosos" e promover o turismo na região.

O Arraial de Outeiro teve apoio da Guarda Municipal de Belém, da Superintendência de Mobilidade Urbana e da Polícia Militar.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar