As obras do canal de descarga da Caripunas Beira-Mar estão aceleradas e avançam em direção à avenida Bernardo Sayão, onde será construído o Poço de Visitação (PV) da Caripunas. Esta semana, a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), vai interditar o trânsito no trecho da avenida Bernardo Sayão com rua dos Caripunas, para dar início aos trabalhos.
“É esse poço que fará o desvio da água da chuva que vem da Fernando Guilhon até a Caripunas, e da Veiga Cabral até a Caripunas. Ou seja, todo esse volume de água da chuva vai se encontrar exatamente nessa esquina, na Caripunas, e serão desviadas para o canal de descarga”, explica o fiscal de Obra do Promaben, o engenheiro Augusto Monteiro.
Para que aquela área seja interditada, outra será liberada como alternativa para o trânsito. “A esquina da rua dos Timbiras com a avenida Bernardo Sayão, interditada anteriormente para a construção de um outro poço de visitação, já está liberada para carros leves e pesados”, informa Augusto.
A obra é atualmente a construção de maior importância para o saneamento de Belém. Ela iniciou em 2019, com prazo de entrega para 2020, mas, ao assumir a prefeitura em janeiro de 2021, a atual gestão foi surpreendida ao descobrir que o projeto estava incompleto e a obra praticamente abandonada.
“O investimento de R$ 27 milhões seria perdido, se a obra fosse concluída do jeito que estava no projeto, porque não contemplava as comportas que garantem a manutenção da água do rio para fora da cidade, no caso de maré cheia. O canal de descarga seria um elefante branco”, lamenta o coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.
Segundo ele, a nova equipe técnica do Promaben percebeu o erro no projeto e, de imediato, providenciou a correção, possibilitando a retomada das obras.
Texto: Márcia Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								