Prefeitura promove saúde na feira do Guamá

Cerca de 2.500 atendimentos foram realizados na 3ª edição da ação de saúde Sesma nas Feiras, que foi encerrada nesta sexta-feira,24, na feira do Guamá. A ação é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Em três dias de atendimento, foram realizados serviços de testagem de HIV,verificação de pressão arterial,emissão de cartão SUS, consultas médicas, regulação de consultas especializadas e orientações sobre saúde bucal, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

O feirante Manoel da Silva, 70 anos, tem na feira o sustento da sua família. Nesta sexta, ele esteve na ação Sesma nas Feiras para tirar pela primeira vez a carteira de saúde. "Fiquei sabendo que a carteira de saúde é um documento importante para todo feirante. Além disso, é uma forma da gente fazer vários exames e avaliar a saúde", disse. Para a coordenadora da ação, Dione Cunha, o evento mais uma vez encerrou com avaliação positiva, tendo grande engajamento dos feirantes e da população do entorno.

O projeto Sesma nas Feiras conta com o apoio do Hospital Cynthia Charone, Laboratório Ruth Brazão, Clínica Maradei, líderes comunitários, Ama Belém, Secretarias Municipais de Economia e Saneamento e Guarda Municipal. A iniciativa visa facilitar o acesso aos serviços de saúde a feirantes dos bairros de Belém, orientando a comunidade a respeito da prevenção de doenças e promoção da saúde, de modo a estimular os indivíduos ao autocuidado.

A ação passará por diversos mercados e complexos até o dia 21 de julho. Seguirá para o bairro da Pedreira e distritos de Icoaraci e Mosqueiro, ficando três dias em cada local.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar