Você conhece todos os pontos turísticos da sua cidade? Para muitas pessoas esta é uma pergunta simples a ser respondida. Mas para uma parcela população este questionamento é seguido de uma resposta negativa. Visando diminuir o número de pessoas que não conhecem a própria cidade onde vivem, a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), promoveu na manhã desta segunda-feira, 21, mais uma edição do projeto “Turismo na Escola”.
Nesta edição, 15 alunos atendidos pelo Projovem Urbano na Escola Municipal Maria Stellina Valmont, bairro da Terra Firme, tiveram a oportunidade de visitar o Mangal das Garças, o Polo Joalheiro e assistir a um ensaio da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, na programação do VII Circuito BNDES, realizado pelo Ministério da Cultura e parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que percorre sete cidades com mostras de música clássica.
O Projovem Urbano está presente em 14 escolas municipais de Belém e atente jovens de 18 a 29 anos que desejam concluir o ensino fundamental. Para muitos estudantes esta foi a primeira vez que puderam visitar esses espaços turísticos, sobretudo o Theatro da Paz. Foi o caso de Roberto Mauro, de 22 anos, que estava muito ansioso para assistir ao ensaio, “Eu espero me impressionar muito, só de fora já é muito e agora quero ver como é dentro. Nunca tive oportunidade de entrar no Theatro da Paz e ver uma peça sequer”, disse.
Quem também teve a chance de visitar o Theatro da Paz foi Rosângela Castro, de 27 anos, que estava muito contente por assistir novamente um concerto: “Já havia entrado no Theatro uma vez e foi uma experiência muito boa, fico feliz de poder tido mais uma chance”. Rosângela também enfatiza que muitas pessoas não têm a oportunidade de visitar esses espaços da cidade. “Muitas pessoas acham que pra entrar em tal lugar é preciso de dinheiro, morar no centro da cidade, mas isso não é verdade. Todos têm direito de frequentar os pontos turísticos de Belém e aprender mais sobre a nossa cultura e também sobre nossa história”.
Pertencimento – A diretora de Turismo da Belemtur, Bianca Franco, enfatiza a importância do projeto para o desenvolvimento do jovem como cidadão: “Queremos com esse projeto mostrar aos jovens que eles podem sim frequentar os pontos turísticos da cidade e aprender sobre a nossa história, que é muito rica, pois ter acesso à cultura é direito deles”.
Para Giowana Nauar, monitora da Belémtur, participar desse momento de descoberta para os alunos é algo gratificante. “Me sinto muito feliz quando vejo que os estudantes estão gostando dos passeios e conhecendo a nossa cidade. Há momentos em que fico muito surpresa de saber que muito não conhecem nada sobre Belém e poder contribuir com essa descoberta é algo muito bom”.
Esta é a segunda edição do projeto Turismo na Escola, que seguirá com passeios turísticos até novembro, como duas edições a cada mês.
Texto: Tacio Fonseca