A Feira do Açaí, no complexo do Ver-O-Peso, é um ponto importante para a distribuição e comércio do açaí que é vendido na capital, além de ser um ponto turístico muito visitado. Para garantir a limpeza e a manutenção do espaço, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), iniciou nesta semana serviços de capitação, roçagem e limpeza da área que se estende desde a ladeira ao lado do Forte do Castelo até a pedra do Ver-O-Peso.
Letícia Silva, uma das trabalhadoras da Feira do Açaí, aprovou a ação das equipes da Sesan: "Ah, é muito bom sim. Todo dia chega açaí de Abaeté e eles vêm e fazem essa limpeza. Agora eles estão fazendo essa capinação, que é muito importante também". Após a venda do fruto ficam acumulados papéis, peneiros, restos de caroços, folhas e pedaços de palha que precisam ser retirados diariamente pela Prefeitura. Além do serviço diário de manutenção, uma caçamba passa de 15 em 15 em dias para fazer a retirada de entulhos.
"Tem muitos ribeirinhos que vêm de outros lugares de barco e descem aqui na Feira do Açaí com geladeiras, colchões, esse tipo de material, e por não ter alguém para buscar, eles deixam aí. O material se acumula e temos que fazer a retirada com frequência", explica o coordenador das equipes do Cuida Belém que trabalham no Complexo do Ver-O-Peso, Alexandre Almeida. O recolhimento desse entulho evita o acúmulo de insetos que prejudicam a higiene do espaço. Além do recolhimento desse material, é preciso fazer a retirada do capim nas laterais da feira. Esse serviço é feito a cada seis meses.
A limpeza da Feira do Açaí é importante não apenas para os comerciantes e feirantes, mas para quem visita o espaço. "Olha, eu aprovo essa limpeza que eles fazem. Tem que ter gente limpando todo dia, senão não vem ninguém estacionar o carro aqui", diz o bem-humorado guardador de carros José Fernandes, de 66 anos, há mais de 40 trabalhando na área do Ver-O-Peso. A limpeza e manutenção geral da Feira do Açaí seguem até o próximo sábado, 25.
Texto: Igor Pereira