Arraiá da Capitá, da Prefeitura de Belém, reúne centenas de pessoas na terceira noite

As homenagens vão desde o Círio de Nazaré aos 400 anos de Belém, e se misturam em cores, fitas, cheiros e expressões. Tudo isso com o objetivo de impressionar, de alguma forma, aos que julgam e aos que prestigiam a 4ª edição da quadra junina da Prefeitura de Belém, o Arraiá da Capitá.

A terceira noite de apresentações, ocorrida neste sábado, 18, reuniu centenas de pessoas na praça Waldemar Henrique para as apresentações da noite. Entre o público estavam os jovens Cristiano Machado e Gleyce Lopes, ambos de 25 anos. Eles vieram de diferentes bairros para prestigiar as quadrilhas juninas, pois têm amigos nos grupos.

“Todos os anos eu prestigio, até porque é uma forma de me preparar para a minha apresentação, que será nesta semana”, afirmou Cristiano, que dança em um grupo. Para ele, “esse é o mês mais festivo do ano e mesmo prometendo para mim mesmo que não ia sair, é impossível, porque o clima contagia”, explicou.

Quadrilhas – O Arraiá da Capitá promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), teve 55 quadrilhas juninas juvenil/adultas e nove infanto-juvenis inscritas para o Concurso de Quadrilhas 2016, e seguem as apresentações até o dia 23 de junho.

As quadrilhas são julgadas pelos jurados nos quesitos coreografia; traje junino; marcação; conjunto; e evolução. Neste sábado, os grupos que se apresentaram foram Realeza de São João (Icoaraci/ Maracacuera), Roceiros da Terra Firme (Terra Firme), Romance Matuto (Canudos), Roceira Estrela Junina (Icoaraci), Paraíso Junino (Val-de-Cães), Encanto da Juventude (Guamá), Imperatriz Junina (Icoaraci/Campina), Sedução Caliente (Mosqueiro/Maracajá) e Juventude Roceiros da Dindinha (Jurunas).

Grupos folclóricos – Além do concurso de quadrilhas juninas adultas e mirins, também fazem parte da programação apresentações de grupos de boi-bumbá, parafolclóricos, toada, carimbó, passáros juninos e cordões de bichos.

De acordo com a diretora do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Liane Gaby, “este é um espetáculo muito bonito e gratuito, no qual o público pode desfrutar além das quadrilhas, da programação que é realizada na cuia acústica, com os grupos de folclore e apresentações de cantores locais”, ressaltou Liane.

Para a empresária Gleice Melo, mãe das pequenas Maria Clara, de 2 anos, e Maria Eduarda, de 5 anos, a quadra junina é o momento de deixar a animação correr solta. “Esse momento é uma delícia e minhas filhas adoram. Tanto é que eu preciso vesti-las à caráter para vir assistir as apresentações”, declarou.

Neste domingo, 19, será a vez dos grupos infanto-juvenis se apresentarem. O Arraiá começa às 17h, na praça.

Texto: Karla Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar