Parceria entre Prefeitura de Belém e espaço que abriga animais leva Feira de Adoção à praça do Marex

Uma parceria da Prefeitura de Belém e o abrigo de animais Au Family trouxe, neste sábado, 18, mais uma oportunidade para a população adotar cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. A feira ocorreu na praça do Marex, localiza na avenida Júlio César, e disponibilizou 50 animais para adoção.

Um dos cães adotados foi batizado, em homenagem à praça, com o nome de Marex. Com cerca de 2 anos, Marex era um dos mais velhos disponíveis para adoção, mas isso não impediu que o casal José Agnaldo Cunha e Suane Tavares Cunha escolhessem ele de imediato. “Nós já temos outro cachorro em casa que tiramos diretamente das ruas, e, além de gostarmos muito de animais, acho muito importante esse ato de adotar. Para mim não importa se o cachorro é pequeno ou grande”, afirmou José Agnaldo Cunha, que tem 45 anos e trabalha como motorista.

Nas próximas semanas, Marex terá espaço e atenção de sobra, uma nova realidade para o cão que, antes de ser encontrado pelo abrigo Au Family, vivia nas ruas. “Moramos em casa, por isso temos bastante espaço. Se tivéssemos mais tempo para cuidar, adotaria outros. Meus filhos e netos adoram”, José Agnaldo.

O abrigo Au Family possui hoje cerca de 500 animais, e partiu deles a iniciativa de convidar a Prefeitura de Belém para esta parceria, a partir do extenso trabalho que a gestão municipal vem desenvolvendo nas Feiras de Adoção de Cães e Gatos, que chegarão, na próxima semana, à 12ª edição.

“Iniciativas como essa são sempre bem-vindas, por isso demos toda a infraestrutura e segurança, por meio da Guarda Municipal, para que essa ação acontecesse”, afirmou a coordenadora da Feira de Cães e Gatos Municipal, Eliana Uchôa.

No espaço construído na praça do Marex, a Prefeitura disponibilizou ainda uma brinquedoteca para as crianças, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); um trabalho preventivo de orientação sobre dengue, chikungunya, zika e esquistossomose, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); além de vacinação antirrábica gratuita, e diversas apresentações culturais para animar o público que frequenta a praça.

Aproveitando a oportunidade, o servidor da prefeitura de Ananindeua Arlan Ferreira de Oliveira, de 29 anos, levou Gaspar, de 9 meses, para tomar sua primeira vacina antirrábica. “Como é a primeira vez, acho que não vai ser fácil pra vaciná-lo”, contou Arlan. Mas, para surpresa dele, Gaspar se comportou como um verdadeiro “rapazinho”, e a vacinação ocorreu tranquilamente.

“Essa iniciativa num sábado, que é um dia que sempre temos mais tempo, é excelente, além da economia, já que podemos vacinar os animais de forma gratuita”, afirmou Arlan. “E é legal também a parte da adoção, são cachorros e gatos que precisam de um lar”, disse.

A próxima Feira de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura de Belém será no dia 26 de junho, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.

Texto: Kennya Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar