Feliz com a evolução que conquistou em seu trabalho, o maqueiro Alexandre Souza, de 25 anos, do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, conta como isso ocorreu. “Antigamente eu chegava ao plantão já estressado e não querendo trabalhar com a minha equipe, mas depois que comecei a participar dessas palestras de humanização passei a enxergar o meu trabalho com outros olhos”, disse o jovem, que participou do Curso de Humanização para Servidores do HPSM Mário Pinotti, promovido pela Prefeitura de Belém na tarde desta sexta-feira, 17.
Durante o curso, desta vez direcionado para os maqueiros do hospital, a terapeuta ocupacional Tonya Pinheiro explicou pontos importantes para conquistar um dos principais objetivos da humanização, que é fornecer um melhor atendimento aos pacientes e melhores condições para os trabalhadores.
“Este trabalho está sendo bem aceito pelos servidores e a população já está verificando modificações no atendimento que está recebendo. Será um processo contínuo e todas as categorias profissionais do HPSM vão passar por esta sensibilização”, ressaltou Tonya.
O maqueiro Alexandre relata mudanças que já vivencia em seu dia a dia. “Percebo que as pessoas que já aprenderam sobre humanização realizam um atendimento da melhor maneira e tentam passar a maior calma e confiança possível. É recompensador quando recebemos um sorriso de agradecimento e até mesmo convites para almoçar com a família dos pacientes”, contou.
A iniciativa de deixar mais humano o atendimento do hospital começou desde a implantação do Comitê de Humanização do HPSM Mário Pinotti, em 2014. O grupo objetiva envolver trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com os princípios, diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), além de fortalecer iniciativas de humanização no HPSM e propor intervenções que aprimorem a rede de atenção em saúde.
Cerca de 350 servidores já passaram por cursos proporcionados pelo comitê. Outra ação do grupo que vem transformando o atendimento no HPSM Mário Pinottim é o serviço “Posso Ajudar?”, composto por uma equipe que recepciona o usuário de forma acolhedora e humanizada, atua na prevenção de conflitos, monitora a espera do usuário e informa sobre a oferta de serviços e horário de funcionamento, sempre considerando as demandas.
“Estamos trabalhando para proporcionar um atendimento de excelência à população de Belém. Afinal, quando uma pessoa vem procurar atendimento aqui no HPSM ele está fragilizado e aguarda por um acolhimento receptivo e humanizado, por isso estamos capacitando os nossos servidores para melhorar cada vez mais o serviço”, afirmou o diretor do hospital, Leonardo Lobato.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								