Arraiá da Capitá promove em Belém o maior São João da Amazônia

Durante dez dias a capital paraense estará em festa para, mais uma vez, comemorar a quadra junina com o “Arraiá da Capitá – O maior São João da Amazônia”. A programação conta com diversas atrações que, além de proporcionar diversão gratuita para todos os públicos, também valorizam a cultura regional. O arraial será realizado no período de 16 a 26 de junho, na Praça Waldemar Henrique e também terá apresentações no Museu Emílio Goeldi.

Muita alegria e diversão tomarão conta da cidade nesta que é a 4ª edição da festividade, promovida pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). A programação terá concurso de quadrilhas juninas, desfiles de misses, casamento na roça, manifestações folclóricas, apresentações de artistas regionais e muito mais.

A diretora do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Liane Gaby, diz que “O Arraiá da Capitá” é um evento que todos os anos é muito aguardado pela população, então o público pode contar com dias de muita animação. “A festividade traz atrações que preservam e divulgam a cultura popular da nossa região, que é rica em expressões folclóricas, e é preciso manter viva essa cultura tanto para as gerações atuais quanto para futuras”, ressalta Liane.

Mudança de local – Este ano, a maior parte da programação vai acontecer na Praça Waldemar Henrique. A Prefeitura de Belém decidiu pela mudança de local – ano passado o evento aconteceu no Portal da Amazônia – para diminuir custos, em função da crise econômica pela qual passa o país.

“Este ano, realizaremos o arraial em um lugar menor para que seja mais viável financeiramente, mas a mudança não irá interferir na qualidade da festa e a Prefeitura garante um Arraiá da Capitá muito animado para todos, com atrações diferentes todos os dias. Além disso, a localização da praça beneficia os espectadores e também os artistas com mais opções de transporte público para chegar ao local”, garante Liane Gaby.

Concurso de Quadrilhas Juninas

Cinquenta e cinco quadrilhas juninas juvenil/adultas e nove infantojuvenis se inscreveram no Concurso de Quadrilhas da Fumbel/PMB 2016, e irão se apresentar no Arraiá da Capitá de 16 a 23 de junho, no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique. Entre elas, quadrilhas tradicionais que marcam presença no evento desde a primeira edição e também novos grupos que estão surgindo agora para também buscar seu espaço na quadra junina oficial da cidade.

O grupo Realeza do São João, de Icoaraci, irá participar pela primeira vez e promete trazer muita alegria e beleza para na sua apresentação. “Queremos iniciar este nosso primeiro ano de que participamos com algo bem animado e diferente. Os integrantes irão representar condes e condessas em uma apresentação que vai animar bastante o público”, garante Monica Maciel, representante do Realeza do São João.

Outro grupo que promete trazer muitas novidades para a quadra é o Fuzuê Junino, quadrilha que já tem 15 anos de tradição e que no ano passado conquistou o primeiro lugar no concurso. Segundo o presidente do grupo, Marco Antonio “Fofão”, “os preparativos estão em ritmo acelerado para que a apresentação surpreenda os jurados e o público, podem aguardar grandes surpresas”.

O certame da categoria juvenil/adulta acontecerá em duas fases: eliminatória e final. A apuração da fase eliminatória acontece no dia 24 de junho, às 10 horas. Serão classificados 30 grupos para a última fase, nos dias 24 e 25 de junho, a partir das 18 horas.

As 10 melhores Quadrilhas de Belém serão conhecidas no dia 26 de junho, com apuração marcada para as 10 horas. Na categoria infantojuvenil, o concurso será em fase única, no dia 19 de junho, e a apuração também será no dia 26 de junho, com premiação para as cinco primeiras colocadas. Os quesitos avaliados na apresentação de cada quadrilha são conjunto, marcação, evolução, coreografia e traje junino.

Misses Juninas

Nos concursos de Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Morena Cheirosa, das duas categorias, as candidatas irão se apresentar antes das quadrilhas juninas. Já os concursos de Miss Caipira da Melhor Idade e Miss Caipira Gay acontecem no dia 26 de junho, a partir das 18 horas. Os quesitos para as misses juninas são beleza estética, traje junino, coreografia e conjunto.

Grupos folclóricos

Além do concurso de quadrilhas juninas adultas e mirins, também fazem parte da programação apresentações de grupos de Boi-Bumbá, Parafolclóricos, Toada, Carimbó, Passáros Juninos e Cordões de Bichos.

Os grupos folclóricos inscritos este ano foram avaliados por uma comissão do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, que selecionou 10 grupos de Boi Bumbá, 18 grupos Parafolclóricos, sete grupos de Toada, três grupos de Carimbó e 10 grupos de Pássaros Juninos/Cordões de Bichos.

O grupo Balé Folclórico da Amazônia, formado por 45 pessoas, será o primeiro a se apresentar no Arraiá da Capitá 2016. Para o coordenador geral e artístico do grupo, Eduardo Vieira, ao longo de 25 anos de estrada, oportunidades como essa ajudaram a alavancar a trajetória do grupo, que coleciona importantes premiações internacionais e, no mês de julho, inicia uma turnê de 50 dias pela Europa.

“Participar, mais uma vez, da festividade é uma grande satisfação, pois com a nossa música e a nossa dança podemos mostrar a um grande público a beleza dos mitos e das lendas da região amazônica. Iremos apresentar um repertório tradicional com uma releitura de danças tradicionais amazônicas. Será uma das nossas últimas apresentações aqui, antes da nossa turnê”, destaca Eduardo.

As apresentações dos grupos irão acontecer todos os dias do Arraiá, na Cuia Acústica da Praça Waldemar Henrique. Os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Bichos se apresentarão nos dias 18 e 19 de junho, no auditório do Museu Emílio Goeldi.

Texto: Lilianne Villacorta

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar