Em Belém, ações municipais previnem e combatem a violência contra os idosos

O dia 15 de junho é lembrado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em alusão à data, uma programação especial foi realizada pela Prefeitura de Belém em diversas Unidades Municipais de Saúde, na manhã desta quarta-feira. Na UMS do Tapanã, palestras e peças teatrais orientavam e evidenciavam a importância dos idosos terem conhecimento de seus direitos, principalmente quando são vítimas de violência, abandono ou negligência. As atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

“Procuramos trabalhar nas unidades de saúde a prevenção a diversos tipos de violência contra o idoso, mas em alguns casos eles já chegam aqui como vítimas dessas violências. Por isso, capacitamos e treinamos os nossos profissionais para que eles saibam analisar o idoso por completo e perceber se algo de errado está acontecendo na vida deles”, afirmou a coordenadora da Referência Técnica de Prevenção à Violência da Sesma, Maisa Gomes.

Entre os idosos que participaram da programação estava Eulália Reis, de 68 anos. “Eu criei muito bem os meus cinco filhos e hoje tenho a recompensa disso. Só que sabemos que essa não é a realidade de muitas famílias. Fico imensamente revoltada quando fico sabendo de filhos que maltratam os pais. Se fosse comigo, eu denunciava sem remorso”, disse.

Durante todo o ano, a PMB também executa, nas Unidades de Saúde, o Programa de Saúde do Idoso, que assegura a implantação e implementação de programas, serviços e ações que vão ao encontro dos Direitos Sociais preconizados na Constituição e no Estatuto do idoso, promovendo sua autonomia, integração, resgate da capacidade funcional, autoestima, mobilidade e participação efetiva na sociedade.

“Os nossos serviços buscam melhorar a qualidade de vida do idoso. Mostrar que idoso não é sinônimo de doença e que eles podem estar bem de saúde e de conhecimento. Porque também procuramos orientá-los em seus direitos”, ressaltou a coordenadora da Referência Técnica do Idoso da Sesma, responsável pelo programa, Edna Sousa.

Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do ano de 2013, Belém tem 132.611 idosos. Deste total, cerca de 85 mil idosos são cadastrados na Rede Municipal de Saúde, dos quais mais de 17 mil participam do programa Saúde do Idoso.

Entre os principais serviços disponíveis para este público nas UMSs estão os serviços de enfermagem com a prescrição de medicamentos e exames, orientações gerais sobre doenças do envelhecimento, como Alzheimer e Parkinson, assim como orientação e prevenção de quedas e violência contra o idoso, atividades lúdicas, recreativa e outros.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar