Com o tema “Belém 400 anos: cultivando práticas sustentáveis”, a programação da XIII Semana Municipal de Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), seguiu nesta segunda-feira, 6, com um workshop sobre coleta seletiva no Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA).
Durante o evento foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Belém, através da Semma e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com o MP/PA que, a partir de agora, irá aderir à coleta seletiva no órgão.
A programação transcorreu no auditório Nathanael Farias Leitão e contou com a participação do titular da Semma, Deryck Martins; do secretário municipal de saneamento, Thalles Belo; do procurador geral de justiça Marcos Antonio Ferreira Neves; do promotor de meio ambiente, Nilton Gurjão; entre outras autoridades.
“Como coordenador de Meio Ambiente fico responsável pela agenda ambiental do serviço público e é uma satisfação estar assinando esse termo com a Prefeitura de Belém. Tomamos conhecimento de que outros órgãos, como o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e TJE (Tribunal de Justiça do Estado), já haviam aderido à coleta seletiva e também tivemos interesse no Ministério Público. Realizamos todo o procedimento e hoje estamos assinando o termo justamente durante a programação da Semana de Meio Ambiente para que nossos servidores possam ser orientados e conscientizados obre a coleta seletiva", disse o promotor Nilton Gurjão.
As equipes da Semma e da Sesan apresentaram a coleta seletiva que já é realizada em Belém, explicando como funciona o processo até a destinação final do resíduo, além de informar quais os procedimentos corretos para os funcionários do órgão aderirem ao programa.
"Essa assinatura faz parte de um conjunto que ações que a Prefeitura de Belém já realiza. Sabemos que é um processo lento, mas que traz grandes resultados. É importante, pois o processo só dá certo se cada um fizer a sua parte, seja na sua residência ou no trabalho", afirmou Deryck Martins.
Durante a apresentação, foi explicado quais os materiais podem ser reciclados e para onde será destinado o material coletado.
Para Patrick Dantas, analista jurídico do MP/PA, a adesão é de grande importância. “É importante que o Ministério Público dê exemplo de como proceder, pois na constituição temos também o dever de zelar pela qualidade do meio ambiente. Aqui já tínhamos as lixeiras apropriadas, mas não tínhamos o dever de separar. A partir de agora será diferente e em todos os departamentos terá a separação do material que poderá ser reciclado”.
O evento foi encerrado pelo procurador geral de justiça, Marcos Antonio Ferreira Neves. “Esse é um evento extremamente proveitoso e são atitudes como essas que fazem a diferença. Cada um de nós deve fazer a sua parte, certamente dessa maneira o mundo será melhor”, afirmou.
Entrega – O secretário da Semma anunciou, ainda, que Belém terá esta semana novos locais de entregas voluntárias (LEVs). Entre os espaços de coleta seletiva estão as praças Batista Campos e da República, o Portal da Amazônia, os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, o Horto Municipal, o Ver-o-Rio, entre outros.
A programação da XIII Semana Municipal de Meio Ambiente se iniciou no domingo, 5, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até quinta-feira, 9.
Na terça-feira, 7, haverá um workshop sobre o assunto. O evento será no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Pará (Sindicombustíveis), localizado na avenida Duque de Caxias, no bairro do Marco.
De 8h às 17h, serão abordados os perigos e as leis e haverá debates e palestras sobre poluição sonora.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								