No período de 16 a 26 de junho, a Praça Waldemar Henrique vai ser palco da 4ª edição do “Arraiá da Capitá – O Maior São João da Amazônia”, promovido pela Prefeitura de Belém. São dez dias de programação extensa, com apresentações musicais, concurso de quadrilhas juninas, manifestações culturais, concursos de beleza e muito mais.
Entre os grupos juninos a expectativa é grande. São 55 quadrilhas de jovens e adultos e nove mirins. Participante desde a primeira edição do arraiá, o grupo “Folgueiros Anarriê” está com os preparativos adiantados, assim que terminou o concurso do ano passado, já começou a organização para este ano.
O grupo existe há 15 anos e é formado por 28 pares, além das misses caipira, mulata cheirosa e simpatia. O fundador e estilista do Folgueiros Anarriê, Luiz Carlos Vilhena, conta que os ensaios começaram em novembro e que a equipe já está totalmente preparada para vencer e conquistar o bicampeonato.
“Apesar de tantos anos de quadra junina, cada ano é como se fosse a primeira vez, a emoção é grande. Vivo o São João todos os dias, pois acaba um e já começamos a correr atrás do próximo. Não temos apoio, mas isso não nos desanima. Estamos confiantes e vamos atrás da vitória”, comentou.
O investimento anual do grupo é alto. Ao todo 24 mil reais, mas tudo é feito com muito amor e com união entre os envolvidos.
Detalhes
A quadrilha ensaia nas noites de segunda a sábado e vai se apresentar com dois figurinos. Cada detalhe é importante para somar pontos e a costureira Socorro Prestes está encarando o desafio de produzir os figurinos. “É a primeira vez que faço as roupas do grupo e estou fazendo o melhor e sei que vou dar sorte. Trabalho com isso há mais de 20 anos e já fiz figurinos de muitos campeões. É mais de um mês de trabalho, durante o dia e a noite, para deixar tudo perfeito, pois o traje conta muito”, afirma.
A miss Mulata Cheirosa, Elisa Soares, estava fazendo os ajustes na roupa. Ela já é veterana como miss, mas na quadrilha Folgueiros Narriê é a primeira vez. “A responsabilidade é grande, o grupo confiou em mim e vou dar o meu melhor. Já carrego três títulos e espero levar o quarto este ano. Estou ansiosa, me preparei muito, me dediquei e tenho uma força de vontade imensa. Não é fácil ser estudante, mãe, dona de casa, trabalhadora e ainda participar da quadra junina, mas quando tem amor, tudo se torna mais leve”, disse a miss.
Ao contrário da Elisa, essa é a primeira vez que a estudante Ana Carolina Silva participa de uma quadra junina. O nervosismo é grande. “Estou tremendo desde agora, mas ao mesmo tempo estou muito feliz. Sempre gostei do São João e agora estou tendo a oportunidade de fazer parte dele. Daqui para frente, participarei de todos enquanto eu puder”, enfatizou a brincante.
Já o par dela, o estudante Adriano Saraiva, participa desde criança, herdou o gosto da avó, mãe e tias e está passando bastante confiança para Ana. “A quadrilha está no meu sangue, cresci respirando essa festa e tenho muito orgulho disso. Me envolvo de coração e sempre dou incentivo e apoio para os iniciantes”, declara.
A Quadrilha Folgueiros Anarriê será a última a se apresentar no dia 21 de junho. Além do concurso de quadrilhas juninas adultas e mirins, também fazem parte da programação apresentações de artistas regionais e de grupos de Boi-Bumbá, Parafolclóricos, Toada, Carimbó, Pássaros Juninos e Cordões de Bichos.
.
Texto: Priscylla Gester