Mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com novas UPAs em Belém

Estão em ritmo acelerado as obras de construção das quatro novas Unidades de Pronto-Atendimento de Belém, (UPAs) nos bairros da Sacramenta, Jurunas, Marambaia e Terra Firme. As novas Unidades irão reforçar o atendimento de urgência e emergência na capital, junto com a UPA de Icoaraci, Hospitais de Pronto-Socorro e Hospital Geral de Mosqueiro.

Construídas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as UPAs serão equipadas com aparelhos de raio-x, eletrocardiógrafos, ventiladores mecânicos, bombas infusoras, monitores multiparamétricos, desfibriladores/cardioversores, aspiradores portáteis, autoclave, material técnico de radiografia, mobiliário hospitalar, material técnico de hospitalar de consumo, material de informática, material e equipamentos odontológicos, entre outros.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, a prefeitura tem seguido todos os trâmites administrativos legais preconizados pelas portarias do Ministério da Saúde quanto à solicitação de recursos para a construção das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Contudo, atrasos nos repasses da segunda parcela desses recursos pelo governo federal atrasou o andamento das obras.

“Considerando a quantidade de habitantes em Belém, que hoje está estimada em mais de 1 milhão e 400 mil pessoas, o previsto pelo Ministério da Saúde é que o município tenha uma UPA para cada 400 mil habitantes. Nós teremos cinco UPAs em funcionamento para atender a nossa população nos cuidados intermediários de saúde”, garante o titular da Sesma.

Atualmente o município já conta com a UPA de Icoaraci, que foi inaugurada em 28 de setembro de 2012. A UPA possui média de atendimento mensal de 13.600 pessoas, realizando atendimento emergencial pré-hospitalar, de acolhimento e classificação de risco. Localizada na Avenida Augusto Montenegro, a UPA tem estrutura de média complexidade e funciona como equipamento de saúde intermediário entre o perfil das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas hospitalares de urgência e emergência, como os prontos-socorros municipais.

A Unidade tem hoje 220 servidores, além dos médicos contratados, realiza atendimento de curativos de pequena e média complexidade, exames de raios-X e possui suporte regular do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192). São 20 leitos de enfermaria para observação 24h e dois leitos nos casos em que seja necessário o isolamento do paciente, além de uma sala vermelha para estabilização de pacientes graves em nível de UTI.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar