A autônoma Auricélia Santos, de 43 anos, mora no bairro do Marco há mais de 20 anos,sofre com os alagamentos na área do canal José Leal Martins, mas se enche de esperança quando vê que a Prefeitura de Belém está trabalhando para amenizar esse problema. A equipe da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) passou a manhã deste sábado, 28, realizando diversos serviços nos canais do Marco e no Tucunduba, na Terra Firme.
Mais de 60 homens com 16 caçambas, hidrojatos,pá mecânica,pá de raspagem e retroescavadeira, fizeram a limpeza, raspagem, dragagem e retirada de lixo e entulho dos canais. A ação se intensificou há duas semanas e já foram recolhidas mais de 60  mil toneladas de lixo.
"Nós precisamos muito desse trabalho, a comunidade que sofre com os alagamentos, só tem que agradecer. Ficamos felizes em saber que não estamos esquecidos", disse dona Auricélia. 
Essas ações beneficiam os moradores dos bairros do Marco, Terra Firme, Canudos e Guamá. "A Prefeitura já vem atuando nessas áreas que alagam, porém precisamos muito do apoio da população, canal não é lugar para jogar lixo, por isso esses alagamentos acontecem. Encontramos colchões, sofá e até bicicletas. A própria comunidade que sofre com os alagamentos, joga o lixo. É preciso um trabalho coletivo", afirma Marcos Carvalho, técnico do departamento de resíduos sólidos da Sesan.
Na última quinta-feira, 26, os canais José Leal Martins e Tucunduba transbordaram com a forte chuva que coincidiu com a maré alta, o que dificultou o escoamento da água. "Realizamos trabalho de prevenção, caso contrário as ruas próximas dos canais ainda estariam com água. Já conseguimos amenizar bastante esse problema. O trabalho não vai parar, vamos intensificar para que a população tenha mais qualidade de vida e moradia digna", garante o diretor geral da Sesan, Claudio Mercês.
O trabalho de limpeza dos canais, bueiros e valas é realizado de forma permanente e chega a recolher 300 toneladas de lixo por dia.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								