Com o objetivo de divulgar os resultados preliminares do monitoramento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lançado há quase dois anos, o primeiro dia do Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no auditório do edifício-sede do Ministério Público, na última terça-feira, 24, reuniu autoridades e sociedade civil na palestra “Trabalhando em Rede”.
O seminário visa principalmente apresentar o monitoramento do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no qual as instituições planejam a execução dos compromissos assumidos. No caso de Belém, será apresentado no segundo dia do evento, nesta quarta-feira, 25, o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reúne o conjunto de ações e iniciativas de conscientização desenvolvidas pelas secretarias municipais como forma de prevenir e combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Belém.
Para a vice-prefeita Karla Martins, o encontro permite que Belém agregue junto aos demais órgãos o que foi feito diante do trabalho de pesquisa. “A Prefeitura de Belém está de parabéns por se tornar uma referência aos demais municípios, apresentando o resultado do trabalho de políticas efetivas e que dão resultados”, afirmou.
De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Mônica Freire, “o seminário é uma prestação de contas e nele serão traçadas estratégias para que o enfrentamento à violência se torne cada vez mais efetivo”.
A palestrante Graça Gadelha foi a consultora do Plano de Enfrentamento Nacional e falou dos mecanismos para elaboração do plano municipal.
Texto: Karla Pereira