Desde a última segunda-feira, 16, a Prefeitura de Belém realiza a 5ª Semana do Bebê, com diversas atividades. Um dos assuntos mais debatidos no evento é o incentivo ao aleitamento materno. Essa prática já vem acontecendo desde o ano passado na Unidade Municipal de Saúde do Benguí, que é a UMS pioneira na coleta de leite humano, na capital.
A dona de casa Natália Souza, de 26 anos, chegou cedo à UMS para doar leite materno. Ela foi acompanhada pelo filho Thalisson, de apenas nove meses.
“Essa é a primeira vez que venho doar, já tive filho antes, mas nunca tive a oportunidade. Dessa vez, a vontade foi grande e busquei informações, fiquei feliz em saber que a unidade realizava esse serviço, pois é bem perto de casa. Estou me sentindo muito bem em poder ajudar a alimentar outros bebês, tenho muito leite sobrando e meu filho já come outras coisas”, disse Natália. “Aconselho a todas as mães que têm bastante leite a fazerem o mesmo”, completou.
A UMS do Benguí realiza a coleta todos os dias, das 7h às 11h30. O objetivo é aumentar o banco de leite da Santa Casa de Misericórdia, que de acordo com a instituição está com uma média de apenas 30% do banco preenchidos.
O leite é coletado em potes de vidros com tampas de plástico e em sala especial e, a cada dois dias, o corpo de bombeiros pega esse leite e entrega na Santa Casa. A UMS tem um espaço que permite que o leite fique armazenado por até sete dias, sem nenhum dano.
O diretor da UMS do Benguí,Roberto Macedo, foi quem idealizou a ação na unidade. “Esse é um trabalho social muito bonito e as mães que doam merecem todo respeito. Sou médico e sempre trabalhei no setor infantil e vejo essa necessidade, o estoque ainda é baixo e precisamos mudar essa realidade”, declarou.
A Unidade coleta cerca de dois litros por mês, uma média de quatro doadoras por dia.
Jhuliana Pereira, de 17 anos, doou 180 ml, uma quantidade expressiva. “Essa é a quarta vez que estou doando, tenho muito leite, o suficiente para o meu filho e para outros bebês. Sempre penso nas mães que não têm leite e o sofrimento delas, por isso sempre que posso estou aqui. Me sinto honrada”, comentou Jhuliana.
Além das mães, todos podem ajudar de alguma maneira, seja passando a informações ou até mesmo doando potes de vidro para a coleta.
Ainda como parte da programação da Semana do Bebê, a Unidade Municipal do Jurunas, realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma série de atividades. A palestra com o tema “Construindo laços de amor: um enfoque de educação com saúde”, reuniu mães e familiares. “Nosso objetivo é promover uma maior afetividade entre mãe e filho. Para que a mãe tenha consciência de que tudo que ela sente, ela transfere para o bebê,além de passarmos orientações sobre alimentação e cuidados em gerais”, informou a terapêuta ocupacional, Kárita Marques.
Atividades lúdicas para as crianças, com os terapêutas e estagiários da Unidade, brincadeiras, emissão do cartão SUS e marcação de consultas com o pediatra, também fizeram parte da ação.
A 5ª Semana do Bebê será encerrada neste sábado, 21.
Texto: Priscylla Gester