Belém se prepara para receber a chama olímpica

O próximo dia 15 de junho vai ganhar um lugar de destaque na memória do professor Gilberto Cruz. Ex-atleta de judô, com títulos conquistados no Pará e até fora do país, ele foi um dos escolhidos para conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas de Belém. “É a realização de um sonho de anos e anos como atleta. É uma honra ser um dos condutores da tocha. Eu não consigo nem dormir direito, só pensando neste momento. Abri mão de um curso no mesmo período. A expectativa é muito grande, inclusive dos meus alunos, amigos e família que vão estar lá. Sou muito grato pelas pessoas reconhecerem o meu trabalho e me darem a hora de conduzir a Tocha Olímpica”, disse o professor.

A expectativa e ansiedade do ex-judoca, hoje técnico, é a mesma das outras 161 pessoas selecionadas pelo Comitê Organizador dos Jogos e pelos patrocinadores oficiais que, como ele, terão a honra de carregar o fogo olímpico que veio da Grécia e vai percorrer cerca de 300 cidades antes de chegar ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas 2016. Cada condutor vai percorrer 200m do percurso de 32 km, que começa no Estádio Olímpico do Pará e termina no Portal da Amazônia.

“O revezamento é uma contagem regressiva, avisando que a Chama Olímpica está chegando à cidade-sede do Rio de Janeiro. Então, Belém está sendo contemplada para ter esse sentimento, essa emoção, essa vibração e com certeza a população vai ter essa retribuição por meio da organização, da logística operacional da Prefeitura, Governo do Estado e União, para que com segurança receba o verdadeiro espírito olímpico”, declarou o secretário municipal de Juventude e Lazer, Deivison Alves.

Há um ano, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) é a responsável pela força tarefa que cuida de toda a logística para receber a Tocha Olímpica na capital, que este ano completou 400 anos de fundação.O trabalho vai desde a orientação sobre a inscrição dos condutores, planejamento do percurso do revezamento e mobilização de órgãos públicos para apoio ao evento, respectivamente.

Percurso

A saída do revezamento da Tocha Olímpica vai ser do Estádio Olímpico do Mangueirão (Portão B1), seguindo pelas Avenidas Augusto Montenegro, Almirante Barroso, Dr. Freitas, Senador Lemos, Júlio Cézar, Brigadeiro Protásio e Duque de Caxias, onde haverá uma parada técnica no Santuário de Fátima. De lá o revezamento segue pela Travessa Antônio Barreto, passando pelas Avenidas Visconde de Sousa Franco e Pedro Álvares Cabral, retornando para a Doca onde haverá uma parada de 17 minutos em frente ao Shopping Boulevard.

Ao deixar o shopping a Tocha Olímpica segue sendo conduzida pela Rua Boaventura da Silva, Avenidas Generalíssimo Deodoro e Nazaré onde receberá uma benção em frente à Basílica Santuário. A parte final do percurso inclui as avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio, José Malcher, Assis de Vasconcelos, Presidente Vargas, Rua Osvaldo Cruz, Avenida Assis de Vasconcelos, Marechal Hermes, Boulevard Castilho França, Avenida Portugal, Praça Dom Pedro II, Rua do Aveiro, Rua Padre Champagnat, Rua Dr. Assis, Rua do Arsenal até o Portal da Amazônia, final do revezamento, previsto pra as 19h.

No Portal haverá uma série de shows realizados pelos patrocinadores oficiais do evento e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). Já estão confirmadas as participações do Grupo folclórico Trilhas da Amazônia, Banda AR15 e Jorginho Gomes e Banda.

A Sejel conta com o apoio da Semob, Guarda Municipal,Sesma, Seel,Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Exército Brasileiro, Detran, Polícia Militar, Sespa e Corpo de Bombeiros.

Texto: Tábita Oliveira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar