Capital paraense recebe a CowParade Belém 400 anos

A Escadinha da Estação das Docas recebeu um movimento incomum na manhã desta terça-feira, 17. Quem passava tinha a curiosidade de saber o porquê de uma vaca colorida na beira da baía do Guajará: era o lançamento da CowParade Belém 400 anos.

O evento é uma ação global que integra arte e responsabilidade social. O lançamento teve a presença da cantora Fafá de Belém, madrinha da CowParade na cidade, e do artista Sebá Tapajós, que fez a pintura da primeira vaca. A ação tem apoio da Prefeitura de Belém.

A CowParade surgiu em 1999, na Suíça e já passou por mais de 80 cidades pelo mundo como Nova York, Paris e Londres. Cerca de 10.000 artistas já participaram do projeto. No Brasil, Belém é a nona cidade a receber a CowParade e a única no norte do país. O projeto vai financiar artistas locais, que participarão de uma seleção para pintar uma das 50 vacas da edição de Belém. Após a pintura, essas vacas ficarão em exposição na cidade e logo após irão para leilão, previsto para outubro. Toda a renda arrecadada será destinada às instituições beneficentes da capital.

A organizadora e curadora das exposições da CowParade, Catherine Duvignau explica que “o maior objetivo é a democratização da arte, pois a CowParade faz a seleção democrática desses artistas, além de ter o lado da responsabilidade social, através do leilão final”. Já a representante do Comitê Belém 400 anos da Prefeitura de Belém, Lena Almeida, destaca que “receber essa ação no momento em que Belém festeja 400 anos é muito especial. Essa exposição terá a nossa identidade, a nossa cara, e é fundamental para valorizar nossa cultura”.

As esculturas de vaca da CowParade tem uma forma tridimensional que agrada os artistas, devido a flexibilidade e a amplitude que a forma do animal tem. As três formas, em pé, pastando e repousando, oferecem ângulos e curvas para a criação de obras de arte únicas. Sebá Tapajós, artista paraense que fez a pintura da primeira vaca da CowParade em Belém, diz que o projeto “vai instigar um outro olhar para a cidade, além de trazer legados para Belém”.

Um desses legados é a visibilidade mundial que Belém terá com esse projeto. A madrinha da CowParade na cidade, a cantora Fafá de Belém, ressalta que “com o fim do ciclo da borracha a gente viveu aquele dilema do ‘nós fomos’, mas não, nós ainda somos uma referência no Brasil, seja pela cultura ou pela culinária e esse projeto vai dar visibilidade ao mundo nesses 400 anos de Belém”.

Seleção

O artista interessado em participar da seleção tem até o dia 7 de junho para fazer a inscrição no endereço eletrônico do projeto: cowparade.com.br. Nesse endereço também está disponível o regulamento.

Não existem regras de estilo nem técnicas artísticas específicas para participar. As vacas podem ser pintadas, vestidas, estilizadas e customizadas levando em consideração a cultura e o folclore local. O artista selecionado receberá um cachê e uma ajuda de custo no valor total de R$ 3 mil. A CowParade Belém 400 anos é uma realização da TopTrends, com patrocínio da Extrafarma e Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Belém.

Texto: Igor Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar