Campanha incentiva doação de leite materno em Belém

Com o intuito de fortalecer o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia do Pará, a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec) lançou uma campanha de arrecadação de potes de vidro. Esses recipientes vão auxiliar no correto armazenamento do alimento doado aos bebês que estão internados na maternidade. O recolhimento encerra nesta sexta-feira, 13, e a entrega da arrecadação será feita durante a Semana do Bebê de Belém, no período de 16 a 21 de maio.

Nove Unidades de Educação Infantil (UEIs) de Belém participaram da iniciativa e mobilizaram pais e responsáveis a contribuir. “Esperamos que sejam arrecadados pelo menos 100 potes nestas nove unidades”, disse a técnica responsável pela campanha, Rosangela Rabelo.

Na UEI Erê, no Barreiro, o envolvimento com a campanha foi intenso. “Quando divulguei a ação para a comunidade escolar, logo houve interesse. Por meio da pequena doação dos potes, muitos perceberam a importância do aleitamento materno e tiveram contato com informações antes desconhecidas”, ressaltou a coordenadora da unidade, Joseane Santos.

“Eu nem sabia que podia doar meu leite. Se eu soubesse antes, doava desde o meu primeiro filho, porque sei da importância que o leite tem na vida de uma criança. Eu mantive os seis primeiros meses dos meus dois filhos somente com a amamentação”, relatou a dona de casa Roberta Barros, 32 anos, mãe de Maria Sofia, de 1 ano e 9 meses, aluna da UEI Erê.

De acordo com a Santa Casa de Misericórdia do Pará, o estoque de leite da maternidade está apenas 30% preenchido. “Temos a meta de aumentar em 30% o estoque de leite durante a 3º Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que inicia no próximo dia 19. Uma vez que vamos aumentar a doação, vamos precisar de mais potes para armazenar. Por isso estes recipientes serão uma positiva contribuição”, destacou a coordenadora do Banco de Leite, Cynara Souza.

Os vidros recebidos, quando entregues à maternidade, passam por uma esterilização e, após isso, são entregues às mães dispostas a doar leite. Finalizando o processo, o leite materno passa por um processo de testes para saber se existe algum fator risco para a saúde do bebê. Todos os vidros são reaproveitados, seguindo uma rotatividade.

Doação

As mães que tiverem interesse em doar devem entrar em contato pelos telefones: 0800 727 2057 / 4009-2311 / 4009-2212 / 2318 / 0310 (Atendimento 24 horas). A doadora não precisa ir até a Santa Casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros faz a coleta em domicílio.

Texto: Andreza Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar