Implantação do BRT Belém avança e site mostra como o sistema vai operar

Para quem vive e trafega na Avenida Augusto Montenegro, entre o trecho do Entroncamento e a Rua da Marinha, já é possível perceber as mudanças trazidas pelas obras do BRT Belém. Do salão de beleza onde trabalha, o cabeleireiro Virgílio Sousa, 33, avista a primeira estação do BRT Augusto Montenegro sendo erguida e percebe as melhorias vindas com a obra. “A gente já consegue ver que melhorou pelo calçamento, que era todo irregular ou nem existia. Agora, as pessoas têm onde caminhar ou correr. O fluxo do trânsito também melhorou bastante, comparado com o que era antes”, afirma.

Gradativamente, a infraestrutura necessária para a implantação do sistema do BRT Belém vai tomando forma e avança para além da Augusto Montenegro. Na última sexta-feira,06, outro passo importante para a operação integrada entre o BRT Augusto Montenegro com o centro da cidade, foi dado com o início da obra de fundação da primeira estação na avenida Almirante Barroso.

Chamada de Estação da Antônio Baena, essa é a primeira das 13 estações que serão construídas em sete pontos estratégicos da Almirante Barroso para dar acesso aos ônibus do BRT nos dois sentidos da via. A estação será composta de dois módulos, sendo um com acesso para cada sentido da via, entre as Travessas das Mercês e Antônio Baena; e as Travessas Antônio Baena e Curuzu. Essa estação deve ficar pronta até final de junho. A obra completa tem previsão de 10 meses.

Na Avenida Augusto Montenegro serão mais 11 estações. Três delas, entre o Entroncamento e o Mangueirão, serão finalizadas até junho e já estão recebendo as estruturas de fechamento lateral e a cobertura.

Com a previsão de inaugurar ainda neste semestre, a primeira etapa do sistema integrado do BRT Belém vai funcionar a partir do terminal de integração do Mangueirão e seguirá até o ponto de retorno em São Brás, em frente à Praça da Leitura, ligando os dois pontos em uma viagem de, aproximadamente, 20 minutos.

A proposta do sistema, em um primeiro momento, é de 15 ônibus articulados realizarem viagem dentro da canaleta do BRT. Os ônibus do BRT serão operados com auxílio de um sistema informatizado que contará com serviços de monitoramento por câmera e GPS, além de rede de dados por fibra óptica e serviços de comunicação visual e sonora.

Urbanização – A obra de implantação do BRT da Augusto Montenegro, com extensão total de 13,7 km, está dividida em três etapas. Iniciada em abril do ano passado, a primeira etapa, do Entroncamento até o Mangueirão com 3,2 km de extensão, está em fase de finalização, até junho. Além da construção do corredor do BRT, o trecho está recebendo os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e urbanização da via com a implantação de ciclovia, construção de novas calçadas, iluminação pública e área com vegetação e paisagismo.

No trecho que segue da Rua da Marinha até o Mangueirão, faltam apenas 100 metros de pavimento rígido. Na pista sentido Entroncamento, faltam 400 metros de pavimentação asfáltica. No sentido Icoaraci, está sendo finalizada a drenagem. E de ambos os lados, estão sendo construídas calçadas e ciclovia.

A moradora do bairro da Marambaia e comerciante, Luciana Barros, de 30 anos, tem visto a transformação na área. “Nossos clientes conseguem chegar mais rápido aqui. Outra coisa que melhorou muito foi o asfaltamento. Não tem mais aquela ‘buraqueira’ e ‘lamaçal’ em que isso aqui se transformava quando chovia. A gente sabe que ocorrem uns transtornos enquanto a obra está sendo feita, mas o que importa é a melhoria que vem com o fim dela”, opinou Luciana.

Hotsite – Para apresentar à sociedade toda a concepção e o funcionamento do sistema, será lançado nesta terça-feira,10, um site com informações sobre todo o projeto do BRT Belém.

Com um design gráfico moderno e dinâmico, o site reúne dados operacionais e mostra como vai funcionar o sistema, desde o centro da cidade até o distrito de Icoaraci, com um modelo de transporte mais rápido e integrado que reduzirá o tempo de deslocamento e terá capacidade de levar até mil passageiros por viagem.

Para o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, o site é importante por trazer informações sobre uma obra que representará mais qualidade de vida para a população de Belém. “As obras que estão acontecendo na Augusto Montenegro irão transformar a vida das pessoas que moram ao longo da via ou no seu entorno, e as que transitam por lá. A Prefeitura de Belém está construindo uma nova avenida, onde irá oferecer transporte público rápido e confortável, além de nova drenagem, eliminando os alagamentos, nova pavimentação, calçadas, ciclovias e iluminação”, salientou o Secretário.

Terminal Mangueirão – Outra frente de obra que está em estágio avançado é a construção do grande terminal de integração no Estádio Olímpico, o Terminal Mangueirão. Os passageiros vão acessar o terminal por meio de galerias subterrâneas, equipadas com escadas comuns e rolantes, e elevadores para acesso de portadores de necessidades especiais. As galerias levarão até as três plataformas de acesso aos ônibus do BRT. As plataformas já estão recebendo piso e as estruturas de cobertura, além da construção das pistas em volta delas. As galerias estão em fase de alvenaria, reboco e recebendo escadas de concreto.

Segunda etapa – Em paralelo à primeira, as obras da segunda etapa, entre o Mangueirão e o Tapanã, com extensão total de 3,6 quilômetros, também já foram iniciadas. Previsto para iniciar em abril, o serviço na área foi antecipado em março, visando, também, eliminar os pontos de alagamentos na canaleta da obra.

Nesse trecho foram realizando os serviços de aterramento e terraplanagem. Cerca de 800 metros de extensão estão sendo preparados para receber o pavimento rígido em concreto. Serão realizados ainda os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e urbanização da via com a implantação de ciclovia sinalizada, construção de novas calçadas, iluminação e paisagismo.

Texto: Jaqueline Ferreira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar