Faltando três dias para o parto, Marlene Barros recebeu a notícia, de seu médico, que teria que escolher entre a sua vida ou a vida de sua filha. Hoje Marlene tem 75 anos, está aposentada e comemora há 40 anos o Dia das Mães ao lado da filha Luciana. “Não soube o que responder ao médico. Disse para deixar nas mãos de Deus. Foi o que aconteceu, não tive que escolher por uma, sobrevivemos as duas. Por isso faço questão de comemorar o Dia das Mães todos os anos”, contou a aposentada, que começou os festejos do Dia das Mães deste ano na tarde desta sexta-feira,06, levando alegria e conforto para os idosos do abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel, no bairro de Val- de- Cans. Marlene participa da Escola Municipal de Dança, vinculada à Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), que realizou uma programação especial no abrigo com apresentação de danças.
O “Nosso Lar”, gerenciado pelo Governo do Estado, atende 39 idosos carentes, que estão em situação de risco ou foram abandonados pela família. “A unidade procura proporcionar para os idosos essa interação, não só com a nossa equipe multiprofissional daqui do abrigo. Mas também com a comunidade e outros grupos”, explicou o diretor de assistência social da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Charles Tuma.
Não foi só Marlene que iniciou as comemorações do Dia das Mães nesta sexta-feira, 06, servidores e usuários de serviços da Prefeitura de Belém também participaram de programações em alusão à data comemorativa.
Casa Dia
Na Casa Dia, responsável pelo atendimento ambulatorial de pessoas com Aids/HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, um café da manhã especial recepcionou pacientes e servidores. Durante a programação, iniciada às 8h, mais de cem pessoas também puderam participar de ações de beleza e saúde e solicitar encaminhamento para emissão de carteira de trabalho e RG.
O gerente da Casa, Reginaldo Júnior, ressalta a preocupação pelo atendimento de qualidade na unidade. “Essa é uma forma de aproximar os nossos usuários, através de um atendimento mais humanizado e respeitoso” afirmou.
Guiomar Duarte é assistente social da Casa há quase 20 ano e divide sua rotina entre atendimentos e preocupações com os dois filhos. “Ser mãe é uma atividade que dura 24h por dia. Estamos no trabalho, mas não nos esquecemos dos horários dos filhos. Eu sempre ligo pra saber se já chegou em casa ou se já faz o dever. Por mais cansada que esteja, sempre vou cuidar e estar disposta para os meus filhos. O Sentimento que move tudo isso é indescritível. É muito amor ”, declarou Guiomar, que aproveitou a ação para fazer uma limpeza de pele.
Essa dedicação que a assistente social destacou se reflete nos usuários da Casa Dia. Patrícia Brito, 40 anos, recebe atendimentos há seis anos e confirma isso. “Sempre me tratam muito bem aqui. Adorei a surpresa de hoje vir me consultar e poder sair mais bonita para comemorar o meu dia, no domingo”,disse.
Guarda Municipal de Belém
A quadra de esportes do comando da Guarda Municipal de Belém foi cenário de um momento de homenagem e celebração ao Dia das Mães. As mães guardas e funcionárias civis foram homenageadas com oração, leitura de poesia, louvores e apresentação musical, feita pela Banda da GMB. O momento de descontração procurou expressar a importância da data e o valor do que é ser mãe.
Para o Subinspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, José Carlos Oliveira Costa, as homenagens fazem parte da valorização das servidoras que desempenham o importante papel de ser mãe. “Pedimos a Deus benção e sabedoria na condução de seus lares e educação de seus filhos”, ressaltou o Subinspetor.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								