Alunos da rede municipal de ensino vêm mudando completamente sua rotina de vida, isso porque, dezenas de crianças e jovens estão integrando o Programa Forças no Esporte (Profesp), que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o comando da estação de rádio da Marinha.
O projeto social é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e é executado pelas Forças Armadas. A realização e desenvolvimento das atividades são diferentes conforme a instituição militar.Na Marinha, além da prática esportiva, são ofertados diversos serviços como vacinação; exames laboratoriais; consultas fisioterápicas, entre outras.
Em Belém a parceria existe desde 2014, e em 2016 mais uma turma iniciou as atividades no Profesp da estação de rádio da Marinha, com um total de 100 alunos de quatro escolas municipais: Augusto Meira Filho, do bairro do Benguí; Ciro Pimenta, do bairro do Tapanã; Paulo Freire, do Tenoné e Avertano Rocha, de Icoaraci.
Beatriz Queiroz tem 11 anos e cursa o 5º ano na Escola Municipal Paulo Freire, ela foi uma das alunas selecionadas para integrar o Profesp a partir deste mês de abril. “Estudo no período da tarde, mas não gostava de acordar cedo para fazer as tarefas. Desde que iniciaram as aulas mudei minha rotina”, relatou Beatriz, que se diz estimulada com as atividades do programa. “Gosto de todas as aulas, mas a dança é minha preferida. Se eu pudesse, vinha todos os dias. Minhas colegas que já participaram sempre comentavam que era tudo maravilhoso e que a gente aprenderia bastante”,conta.
Cada núcleo onde é desenvolvido o Profesp é composto de um grupo de alunos que ficam sob a orientação de coordenadores e professores, que desenvolvem atividades esportivas e complementares no contraturno escolar.
Na Marinha são oferecidas as modalidades futebol, futsal, capoeira, entre outras. Além disso, eles têm aulas de computação e teóricas, que funcionam como um reforço escolar. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, em dois horários: de 08h às 12h e de 13h às 16h30.
O jovem Weslley Gomes, de 16 anos, se considera um “veterano” dentro do Programa, pois há quase um ano faz parte do Profesp, e já chegou a viajar para participar de um encontro nacional de alunos. Estudante do 9º ano da Escola Municipal Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, Weslley comemora o fato de seu rendimento escolar ter melhorado bastante. “Com o incentivo dos professores que temos aqui, fui me disciplinando e aprendendo a ter horário certo para tudo, principalmente para o estudo. As atividades físicas estão sendo fundamentais no meu condicionamento físico e me permitiu ter uma vida mais saudável”, afirmou.
Acompanhamento – Antes de iniciar as atividades do programa, pais de alunos são informados sobre as técnicas de ensino e, após alguns meses, fazem uma avaliação sobre o comportamento e aprendizado de seus filhos. De acordo com a pedagoga do programa, Joseane Silva, algumas crianças aproveitam o momento de encontro na aula teórica para relatar algumas situações que envolvem seu cotidiano. “Aqui nós trabalhamos como uma ponte destes alunos com a família, em que eles se sentem à vontade para relatar algum problema que estão enfrentando em casa e, mediante isso, entramos em contato com a família para tentar auxiliar”, disse Joseane.
O programa faz o acompanhamento das crianças no período de até três anos e tem como meta ampliar sua abrangência, podendo atender mais jovens da rede municipal. “Quando tivemos o resultado da melhoria desses alunos no âmbito escolar e na convivência com seus familiares, com mais disciplina e respeito ao próximo, constatamos que é necessário ampliar. Para isso estamos no processo de inclusão de mais escolas”, explicou a técnica do Departamento de Educação Física da Semec, Tamires Freire.
Para o comandante da estação de rádio da Marinha, Carlos Cavalcante, a parceria com a prefeitura tem sido positiva. “Apesar de recente, ela é muito importante, porque estamos ajudando a levar novas oportunidades para essas crianças e jovens neste processo de formação. E a parceria com a prefeitura de Belém é fundamental, pois ela cede o transporte escolar para trazer os alunos, e disponibiliza monitores para acompanhá-los nas atividades”.
O Profesp faz parte do Programa Segundo Tempo, criado em 2003 e tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								