A emissão de carteiras de identidade será normalizada até o próximo dia 20 nos postos de identificação, com a chegada do material utilizado na confecção do documento. A previsão da Polícia Civil era renovar o estoque de papel tipo cédula face A e face B, apenas no mês de dezembro, mas a crescente procura pelo documento ao longo do ano resultou no esgotamento do material.
As solicitações do documento de identidade aumentaram, a cada mês, devido principalmente às eleições municipais, já que muitas pessoas solicitaram o documento para votar, e à realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A média normal de emissão de documentos por mês é de 40 mil documentos. De abril até outubro, a média chegou a aproximadamente 55 mil carteiras em todo o Estado.
Segundo informações da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (Didem), o papel das cédulas de identidade é fornecido por uma empresa credenciada, com sede em São Paulo (SP). A empresa garantiu a remessa do material até 20 de novembro, quando o material deverá ser entregue nos postos de identificação. A Polícia Civil aguarda o envio de um milhão de cédulas.
Enquanto a remessa não chega, nos postos de identificação continua o atendimento à população, com as entregas programadas para o final do mês.
Texto: Walrimar Santos