Um termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Belém e o Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), nesta segunda-feira, 25, vai garantir a produção de mobiliários urbanos para as praças de Belém. Pela PMB, o acordo envolve o projeto Cuida Belém e as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan) e Urbanismo (Seurb).
Bancos, brinquedos e lixeiras são alguns dos itens que serão produzidos pelos internos em regime fechado do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC). A iniciativa tem o objetivo de melhorar áreas de lazer da cidade com os mobiliários, e também incentivar o programa de reinserção social desenvolvido pela Susipe.
“Temos um leque de possibilidades para desenvolver parcerias entre a prefeitura e o Sistema Penal. Na Sesan, já temos um convênio com a Susipe onde esses egressos do Sistema Penal, que estão em processo de recuperação social, prestam serviços para a comunidade e recebem por isso. Nossa ideia agora é estabelecer uma estratégia de reinserção para que essas pessoas tenham a oportunidade de rever sua cidade, suas posturas e sua vida através desse trabalho”, afirmou o gestor da Sesan, Kleber Ramos.
Por meio da parceria, a prefeitura passa a adquirir produtos de qualidade, com valor abaixo do mercado, devido o baixo custo com mão de obra, ao mesmo tempo em que incentiva a responsabilidade social, contribuindo com a remissão de pena dos detentos, já que três dias trabalhados significam um a menos no cárcere.
“Essa é uma parceria onde todo mundo ganha, pois vai aumentar um ciclo produtivo já existente dentro de uma unidade prisional. Ela vai potencializar o trabalho ofertado à população carcerária e, com isso, contribuir diretamente no aumento da capacidade de reinserção social, evitando a reincidência criminal das pessoas que passam pelo sistema penitenciário”, declarou o superintendente do Sistema Penal, Coronel André Cunha.
Toda a manutenção do espaço público é feita através de um processo integrado entre as secretarias, para trazer o resultado esperado pela sociedade. De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, algumas praças já foram identificadas para receber ações dessa parceria. “Recentemente fizemos uma reunião com a empresa que está fazendo a reforma e o restauro das Praças da República, João Coelho e da Sereia, e um dos pontos que foram debatidos foi a recuperação dos bancos. Além disso, a praça da Batista Campos também será contemplada logo no início deste projeto, inclusive com a substituição das lixeiras”, adiantou o secretário.
Nova oportunidade – Para o interno do CRC, José Augusto Junior, de 31 anos, que trabalha como marceneiro no Centro, participar deste processo de criação de mobiliários para a cidade é gratificante. “Quando a gente sair, vai conferir aquilo que fizemos, e mesmo que as pessoas não saibam, elas vão usufruir do nosso trabalho. Tudo o que a gente faz, além de nos transformar com uma nova profissão, estamos contribuindo para a melhoria da nossa cidade”, declarou Junior, que é um dos seis internos que desempenham essa função na Unidade do Coqueiro.
Estiveram ainda na reunião, o coordenador do projeto Cuida Belém, coronel Thalles Belo, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Deryck Martins.
Texto: Karla Pereira