Dia do Índio ganha comemoração especial no Parque Gunnar Vingren

O Dia do Índio, comemorado nesta terça-feira, 19, ganhou programação especial no Parque Ecológico do Município de Belém Gunnar Vingren, mais conhecido como Parque do Médice, para homenagear os povos indígenas. As atividades foram realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria de Educação (Semec) e com a empresa Mercur.

Durante a programação especial, cerca de 30 alunos da Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, localizada no bairro da Marambaia, puderam conhecer um pouco da história dos índios, alimentação e outras curiosidades com a palestra “O Índio e a sua Cultura”. Os partiicipantes também puderam se divertir com a oficina de reaproveitamento de materiais reciclados.

“Hoje montamos essa programação especial para mostrar para esses alunos a importância da cultura indígena e, também, um pouco do habitat dos índios, já que o Parque é uma área de floresta remanescente. Os índios reconhecem os animais pelos sons e mostramos na prática, o som de cada animal que vive nas florestas. É muito importante que as crianças conheçam a alimentação, história e cultura indígena”, detalhou Ana Lúcia Muniz, coordenadora do Parque Gunnar Vingren.

Durante a programação os alunos, do 1º ano com idades entre seis e sete anos, puderam conferir a exposição de sementes e fizeram o plantio de uma muda de Ingá.

A professora Matilde Maria Lopes, aprovou as atividades. “É muito importante esse momento dos alunos saírem da sala de aula e participarem de programações externas, pois os alunos assimilam com maior facilidade as informações. Hoje, no Dia do Índio, eles estão aprendendo mais sobre a cultura e história do povo indígena, enriquecendo os conhecimentos”.

Carlos Eduardo, de seis anos, usou cocar de índio e se empolgou com a programação. “Eu fico imaginando como os índios vivem na floresta. Eu não sabia como eles faziam para se alimentar e para dormir. Hoje, eu vi toda a história deles. Mas o que eu mais gostei da programação foi fazer um índio de fantoche com rolo de papel higiênico. O meu ficou bem colorido e bonito”, contou o estudante.

Bosque Rodrigues Alves

O Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia também realizou programação especial pelo Dia do Índio, nesta terça-feira, 19. No local foram realizadas trilhas temáticas e oficinas de reciclagem. Alunos da Escola Liceu de Arte participaram das atividades.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar