Visando contribuir com o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e incentivar o voluntariado, a Prefeitura Municipal de Belém está mobilizando seus servidores para se tornarem doadores de sangue. Na manhã desta sexta-feira, 15, a vice-prefeita Karla Martins esteve presente no Hemopa, junto com um grupo de pessoas, para dar início a esta campanha.
“O banco de sangue daqui precisa muito dessas doações. Então este é um bom momento para participar. As pessoas precisam reconhecer que é importante se preocupar com a saúde do próximo. Afinal, doar sangue é doar vida”, ressaltou a vice-prefeita.
Para a gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, este tipo de iniciativa é fundamental para que a fundação possa atender as solicitações com qualidade e quantidade. “Todos os dias vamos ter alguém precisando da bolsa de sangue para a melhoria de sua saúde. Por isso precisamos estar preparados para qualquer demanda”, disse. “O estimulo à doação de sangue precisa ser compartilhada com toda a sociedade. Partindo deste princípio, toda e qualquer parceria é bem vinda. Hoje parabenizamos a PMB pela mobilização”, completou Juciara.
De acordo com o Hemopa, 2,2% da população é doadora de sangue. Diariamente, cerca de 200 pessoas passam pela fundação, no entanto este quantitativo ainda precisa crescer no mínimo 20% para suprir todas as necessidades.
Entre os doadores desta manhã estava a educadora física, Fátima Solano, de 42 anos. “Essa foi a primeira vez que doei sangue, agora será uma prática que não pretendo tirar da minha vida. É importante nos colocarmos no lugar do próximo e ajudar quem precisa”, afirmou.
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 kg. A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, em Batista Campos. A fundação mantém um posto avançado na área de acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1).
As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								