Belém recebe, nesta quinta-feira, 14, o lançamento da 18ª edição do Sonora Brasil, um dos maiores projetos musicais do país, que busca incentivar a produção musical independente. O projeto é realizado pelo Sesc e o evento será às 20h no Teatro Margarida Schivasappa.
Uma comitiva formada por 40 pessoas, entre técnicos, coordenadores e assessores musicais do Sesc de vários estados do Brasil, estão desde a última segunda-feira, 11, na cidade conhecendo diversos lugares e, na tarde desta quarta-feira, 13, foram convidados a uma visita ao Museu de Artes de Belém – Mabe, onde ficaram encantados.
“É a primeira vez que venho Belém, mas já ouvi falar muito da sua história e ver isso de perto é muito bonito, é uma história distante do meu estado, a qual estou tendo o maior prazer de conhecer um pouco mais. Com certeza saio daqui com um entendimento mais rico e mais encantado por Belém”, comentou o coordenador de Música e Cinema do Sesc Rio Grande do Sul, Anderson Müller.
O acervo do Mabe conta com mais de 1.500 obras e é composto por esculturas, pinturas, desenhos, gravuras e exemplares de artes produzidas entre os séculos XVIII e XX.
Gilberto Figueiredo, assessor técnico de Música do departamento nacional do Sesc, no Rio de Janeiro, já veio outras vezes a Belém, mas essa é a primeira visita ao museu. “Essa visita faz parte da nossa agenda de trabalho e é um lugar lindo e cheio de histórias importantes, estamos aprendendo muito. Pretendo vir mais vezes e trazer pessoas para que possam ter esse privilégio que estamos tendo agora”, declarou.
O gerente do Sesc Casa da Música Pará, Ademir Silva, foi quem levou o grupo para a visita. “Esse passeio pela história de Belém é muito especial, é a arte trazendo informações que eles jamais teriam a oportunidade de conhecer, só quem já passou por aqui sabe da riqueza de conhecimento que estou falando”, ressaltou Silva.
No evento de lançamento do projeto Sonora Brasil, o público vai contar com uma programação especial com os violeiros Fernando Deghi e Marcus Ferrer, com o grupo Cantadeiras do Sisal e os Aboiadores de Valente, que representam o tema “Cantos de Trabalho”.
Texto: Priscylla Gester
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								