Prefeitura antecipa vacinação contra gripe em Belém

A partir do dia 18 de abril, estará disponível nas Unidades Municipais de Saúde a vacina contra a gripe em Belém. A antecipação da vacinação é uma medida tomada pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), diante da incidência de casos, a ocorrência de óbitos e a forte virulência viral (aumento da capacidade infectante do vírus).

Somente em 2016, até 11 de abril, a Sesma notificou 66 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 14 confirmados para influenza A/H1N1 e dois para metapneumovírus. Três óbitos foram confirmados para H1N1.

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada de 18 de abril a 20 de maio de 2016, sendo 30 de abril (sábado) o dia de mobilização nacional. A meta é vacinar 312.802 pessoas no município, dentro dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, dos quais, o maior grupo a ser imunizado é o de idosos (131.517), seguido de crianças de seis meses a menores de cinco anos (92.333), pessoas com doenças crônicas (46.913), trabalhadores da saúde (21.451), gestantes (16.137), puérperas até 45 dias após o parto (2.653) e população privada de liberdade (1.798).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, a antecipação é consequência da preocupação com o aumento de número de casos, mas não há motivo para lotar as unidades de saúde de imediato, pois as vacinas estarão disponíveis em 43 postos fixos durante toda a campanha (ver lista abaixo), no horário de 8h às 17h. “Estamos trabalhando intensamente para que consigamos vacinar o máximo das pessoas contempladas nos grupos prioritários, com estratégias de vacinação em abrigos, clubes da melhor idade, estabelecimentos de saúde e vacinação fluvial para imunização da população ribeirinha”, destaca.

O titular da Sesma ressalta ainda que nos últimos três anos o município tem conseguido ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. “A ida ao posto pode ser feita de forma organizada, com apresentação da carteira de vacinação, ao longo dos 32 dias que a campanha deve durar. É muito importante que as pessoas se vacinem nos seus municípios de origem para que não comprometam a cobertura vacinal dos municípios”, ressalta o titular da Sesma.

Em 2016, a vacina imunizará contra os vírus Influenza A/ H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B, que são os tipos mais circulantes no mundo e que foram coletados e inativados para a produção da vacina. “A vacina é produzida anualmente por causa das mudanças das características dos vírus influenza. Diante da possibilidade de agravamento dos casos, a principal intervenção preventiva em saúde pública para a Influenza é a vacinação. A campanha de vacinação anual vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde.

Sintomas de agravamento da gripe

Devido à elevada capacidade de transmissão e presença no mundo todo, o vírus da gripe, principalmente o H1N1, tem forte tendência em disseminar epidemias. “A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz”, esclarece a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma,Leila Flores.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, desconforto respiratório, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dores no corpo e dor de cabeça. “A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e óbito. Por isso, o município está vigilante e orientando os estabelecimentos de saúde para a notificação de casos suspeitos internados, que é obrigatória”, explica Leila.

Nos casos de suspeitos de gripe, quando os sintomas se tornarem mais intensos, a recomendação é procurar as unidades de urgência e emergência para avaliação médica e, caso necessário, iniciar o tratamento com o antiviral Fosfato de Osetalmivir (Tamiflu), disponibilizado pelo Ministério da Saúde, para inibir a evolução da doença.

Tanto para a gripe quanto para o resfriado, o tratamento é feito com repouso, hidratação e remédios recomendados pelo médico. “A etiqueta respiratória também é importante. Sempre proteja a boca e o nariz ao tossir e espirrar, lave sempre as mãos e evite locais com grande número de pessoas para não facilitar a propagação de doenças”, orienta Leila.

Em casos de ocorrência de qualquer reação após a aplicação da vacina, a Sesma disponibiliza os telefones 3344-2459 /98417-0332 da Coordenação do Programa Municipal de Imunizações para registro e investigação dos casos.

Grupos prioritários

– Crianças de seis meses a menores de 5 anos;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas;

– Gestantes: em qualquer idade gestacional;

– Puérperas: no período até 45 dias após o parto (com apresentação de documento que comprove a gestação);

– Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

– Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;

– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

– Pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade e com apresentação da prescrição médica no ato da vacina (asma, fibrose cística, renais crônicos, hipertensão arterial, cardíacos, doenças hepáticas, doenças neurológicas, diabetes, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias).

Postos de vacinação fixos – 8h às 17h, de segunda à sexta.

1. UMS Tapanã – Rua São Clemente, S/N.

2 .UMS Benguí II – Pass. Marciel S/N ao lado da Escola Marilda Nunes.

3 .UMS Pratinha – Rodovia Arthur Bernardes S/N (Base Naval).

4 .UMS Satélite – Conjunto Satélite, WE – 08 S/N.

5 .UMS Sideral – Rua Sideral S/N; Esq. C/ Av. Brasil.

6 .UMS Cabanagem – Rua São Paulo S/N (Rua São Pedro e Rua Olímpia).

7 . UMS Cotijuba – Rua Manoel Barata S/N – Ilha do Cotijuba.

8. UMS Águas Lindas – Conjunto Verdejantes I, 2ª Rua S/N.

9 . UMS Curió – Pass. Engº. Alberto Engelhard (Estrada da Ceasa).

10. UMS Marambaia – Rod. Augusto Montenegro S/N.

11. UMS Tavares Bastos – Av. Tavares Bastos Nº 631.

12. UMS Sacramenta – Av. Senador Lemos esquina com Dr. Freitas.

13 .UMS Telégrafo – Rua do Fio S/N; Pass. São João e São Pedro.

14 .UMS Vila da Barca – Rua Coronel Luiz Bentes- Próx. Pedro Alv. Cabral.

15 . UMS Paraíso dos Pássaros – Rua dos Tucanos, S/N.

16. UBS Pedreira – Av. Pedro Miranda Esq. Tv. Mauriti.

17. UMS Providência – Av. Norte, S/N.

18. UMS Maguari – Conjunto Maguari, Al 15 S/N.

19. UMS Fátima – Rua Domingos Marreiros, 1664.

20. UMS Jurunas – Rua Fernando Guilhon S/N.

21. UMS Cremação – Av. Alcindo Cacela S/N esq. Rua São Miguel.

22. UMS Condor – Pass. Lauro Malcher, 285 (Entre Av. Pe. Eutíquio e Tv. Apinagés).

23. UMS Guamá – Rua Barão de Igarapé Mirin, Nº 479.

24.USF Riacho Doce – Rua da Olaria Nº 836.

25. USF Parque Guajará – Rua Yamada, 3, Parque Verde.

26. USF Paracuri I – Passagem Maura, 218.

27. Centro Escola Marco – Av. Rômulo Maiorana, 2558.

28. UREMIA – Av. Alcindo Cacela, 1421.

29. Hospital Geral de Belém – Praça Brasil, 850.

30. Hospital Naval – Rua do Arsenal, 200.

31. Hospital Aeronáutica – Av. Almirante Barroso, 3492.

32. USF Barreiro II – São Sebastião S/N.

33. USF Souza – Av. Almirante Barroso, Pass. Getúlio Vargas.

34. USF Fama – Estrada Tucunduba, Outeiro.

35. USF Carmelândia – Rua Roberto Regateiro, Cabanagem.

36. USF Parque Verde – Rua da Yamada.

37. USF Furo das Marinhas – Rod. Augusto Meira Filho, Furo das Marinhas.

38. USF Aeroporto – Rua dos Passos, S/N, Mosqueiro.

39. USF Carananduba – Av. Cipriano Santos, Pass. Santa Maria, 01.

40. USF Baia do Sol – Av. Beira Mar S/N, Mosqueiro.

41. USF Paraíso Verde – Av. João Paulo II, S/N.

42. USF Sucurijuquara – Estrada da Baia do Sol, S/N. Mosqueiro.

43. USF Maracajá – Trav. Siqueira Mendes, Esq. Com 8ª Rua, S/N. Vila, Mosqueiro.

Texto: Paula Barbosa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar