Mais de 210 toneladas de materiais recicláveis já foram arrecadados em casas e pontos comerciais do bairro de Nazaré, até o final do mês de março com a coleta seletiva implantada pela Prefeitura de Belém desde o dia 14 de setembro de 2015. O serviço é realizado por ex-catadores do lixão do Aurá, qualificados e contratados pela prefeitura para executar o serviço de forma organizada e profissional.
A participação da população em separar o lixo orgânico dos produtos recicláveis tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa. “O processo só dá certo se a população participar. Precisamos que todos tenham consciência da importância de reciclar esses materiais. Os catadores vão de porta em porta coletar o que pode ser reciclado e destinam esses produtos para a triagem e posterior comercialização, obtendo renda com a venda dos materiais”, detalha o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Deryck Martins.
“Os moradores podem juntar todos os recicláveis em uma única sacola e entregar para os catadores. Até agora, 107 catadores participaram do curso de qualificação oferecido pela prefeitura e estão aptos a realizar este trabalho”, completa Deryck Martins.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), em média 30 toneladas de materiais recicláveis são arrecadas por mês, entre garrafas pet, caixas de papelão, alumínios, e outros. Para o recebimento e triagem do material, a Prefeitura de Belém assinou o termo de cessão da Unidade de Recebimento de Entulhos e Materiais Recicláveis para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves).
Fátima Costa trabalha no bairro de Nazaré e conta que na empresa dela todos os funcionários separam o que pode ser reciclado. “Aqui compramos leite em caixa ou lata, tem também as sacolas que vêm as marmitas do almoço e as garrafas dos refrigerantes. Tudo isso separamos e entregamos para os catadores, pois acredito que além de ajudar os catadores, estamos ajudando nós mesmo, pois assim contribuímos com o meio ambiente”, afirma.
A coleta é realizada da seguinte forma: os catadores percorrem as vias do bairro de Nazaré em roteiros alternados, de segunda a sábado, recolhendo materiais recicláveis. Nas segundas, quartas e sextas são realizadas as coleta nos imóveis localizados nas Avenidas Braz de Aguiar, Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, desde a Av. Serzedelo Correa até a Av. Alcindo Cacela, incluindo as vias transversais.
Nas terças, quintas e sábados, a coleta ocorre ao longo das Avenidas Nazaré, José Malcher, João Balbi, Boaventura da Silva e transversais, desde a Boaventura da Silva até a Avenida Nazaré. Mesmo com a coleta seletiva, os roteiros de coleta do lixo domiciliar não sofreram mudanças.
A expectativa da Prefeitura de Belém é ampliar a coleta seletiva para os bairros Batista Campos, Umarizal e Reduto, sempre utilizando a mão de obra dos catadores.
Outros pontos de coleta
Quem não é morador do bairro de Nazaré também pode participar da coleta seletiva, entregando o material reciclável no galpão localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 2647 – entre Travessa Quintino Bocaiúva e Canal São Miguel, no bairro da Cremação. Outra opção é levar o material diretamente até o Centro de Triagem da Avenida Bernardo Sayão, s/n – entre Travessa Quintino Bocaiúva e Avenida Fernardo Guilhon, no bairro do Jurunas.
A população tem ainda a opção de utilizar os Ecopontos localizados na Praça Santuário (CAN), Avenida Doca de Souza Franco, Sesan (sede, na Av. Almirante Barroso e Departamento de Resíduos Sólidos, na Av. Alcindo Cacela), Praça da Sé, Praça Brasil, Praça do Operário, Praça do Marex, Ver-o-Rio, Portal da Amazônia, Orla de Icoaraci, Praça Batista Campos, Praça da República, Praça Pedro Álvares Cabral, Praça Felipe Patroni e Praça da Bandeira.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								