Violência interpessoal e autoprovocada é tema de encontro entre conselhos tutelares e Sesma

Conselheiros tutelares do município de Belém e profissionais da saúde estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira,06, na sede da Fundação Papa João XXIII, durante o Encontro sobre Violência Interpessoal e Autoprovocada, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da RT Prevenção de Acidentes e Violências.

O encontro que acontece até esta quarta-feira,07, tem entre outros objetivos, o de demonstrar aos conselheiros a utilização da ficha de notificação de violação sexual, importante para o tratamento da vítima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Dar visibilidade aos casos além de construir em fator de proteção, aponta para a necessidade de ações específicas para vítimas e agressores,nesses casos.

Além da apresentação da ficha de notificação de violação, os conselheiros discutiram medidas de proteção às pessoas em situação de violência e a criação de uma rede de atendimento efetiva.

Para o conselheiro tutelar Alessandro Correa, a ficha é uma nova ferramenta de trabalho. “ Estamos com profissionais qualificados dando direcionamento de como identificar a violência na nossa demanda, esse material será fundamental para a execução do nosso serviço”, afirmou.

Para maior interação dos segmentos de assistência social e de saúde, serão promovidos encontros também com os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, (Creas). “ Estamos trabalhando por etapa, realizamos o encontro primeiro com os conselheiros tutelares que trabalham em defesa da criança e do adolescente”, explicou a coordenadora da Prevenção de Acidentes e Violências da Sesma, Maisa Gomes.

Texto: Márcia Moraes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar