Com o objetivo de trocar experiências exitosas e compartilhar políticas públicas que geraram boas práticas em diferentes capitais do Brasil, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Deryck Martins, participou nos dias 29 e 30 deste mês do VII Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais (CB-27). O encontro ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu os secretários das 26 capitais e do Distrito Federal.
Fundou-se o CB-27 durante a Conferência Mundial do Clima no Rio de Janeiro, no ano passado, com o objetivo de estabelecer uma plataforma que proporcionasse trocas entre os dirigentes das pastas das capitais brasileiras quanto à gestão ambiental. Deu certo. “Cada vez mais o encontro vem ganhando importância, conforme vai mostrando o quanto é relevante o papel do município dentro da política de gestão ambiental. Antes esse papel era associado à União e ao Estado. Hoje, os municípios vêm mostrando que têm ações muito importantes e que funcionam na ponta do processo, realizando os serviços para a sociedade”, explica Deryck Martins.
Durante o encontro, Deryck Martins destacou alguns cases importantes da Prefeitura de Belém. “Entre as resultados positivos destacamos que já enviamos as informações que serão utilizadas como base do inventário da emissão de gases do efeito estufa. Belém também tem uma política de resíduos sólidos, com a coleta seletiva que já está sendo realizada em Belém, acompanhada de educação ambiental”.
A capital paraense está bem posicionada no ranking das capitais do Brasil quando o assunto é ciclovia. “Entre os dados que foram compilados entre as capitais brasileiras, Belém está com vários indicadores positivos, como é o caso da extensão de ciclovias. Com mais de 83 quilômetros, de acordo com dados atualizados em fevereiro, Belém está em 6º lugar entre as 27 capitais”, destaca o titular da Semma. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a cidade tem hoje 63,521 quilômetros de ciclofaixas e 20,030 de ciclovias.
Deryck Martins apresentou ainda o projeto “Florir Belém”, lançado em janeiro deste ano pela Prefeitura, durante as comemorações dos 400 anos da cidade das mangueiras. O projeto está requalificando os logradouros públicos da cidade de Belém, que ganham nova paisagem com o cultivo de espécies ornamentais floríferas e espécies arbóreas e arbustivas. Entre o espaços que já receberam o projeto estão as praças dos Estivadores, do Gleba e Magalhães Barata.
Participaram do evento, ainda, entre outras autoridades, o secretário Executivo do CB-27, Nelson Moreira Franco; o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Nelson Carlos Alberto Muniz; o coordenador do CB27, Délio Malheiros; eo representante da Fundação Konrad Adenauer (KAS), Jan Woischnik.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								