O atendimento de urgência e emergência no novo HPSM Mário Pinotti foi reaberto ao público no último dia 16. E em apenas oito dias de pleno funcionamento, o PSM da14 já realizou cerca de 2.500 atendimentos, entre eles aproximadamente 70 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.
O hospital conta agora com 220 leitos, UTI pediátrica, três centros cirúrgicos com capacidade para realizar até 600 cirurgias por mês e novos aparelhos de diagnóstico por imagem, além do arco cirúrgico (unidade de radiodiagnóstico dinâmico que permite a realização de atos cirúrgicos menos invasivos).
Um dos principais diferenciais do novo PSM é a classificação de risco que foi criado com o intuito de se evitar complicações inesperadas nos casos de pacientes graves que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, prejuízos à saúde ou grau de sofrimento.
Os casos mais frequentes são os de clínica médica, que somaram durante esses oito dias 1.882 atendimentos. “Em média, o hospital atende cerca de 12 mil pessoas por mês. “A maioria dos atendimentos são de clínica médica e quase 30% desses pacientes tendem a ficar internados no hospital porque essas pessoas deveriam ser tratadas na atenção primária e como não procuram os programas de saúde, evoluem com piora clínica e as condições crônicas de saúde evoluem para condições agudas”, explicou o diretor do departamento de Urgência e Emergência, Ivison Carvalho.
Durante esses oito primeiros dias de atendimento de urgência, também já foram realizados cerca de 500 exames de diagnóstico por imagem, entre eles raio-x, eletrocardiograma, tomografia e ultrassonografia. De acordo com o diretor do hospital, Leonardo Lobato, os exames de imagem ajudam a diagnosticar com mais rapidez a patologia do paciente, fazendo com que o doente receba um tratamento mais preciso. “Os aparelhos de diagnóstico por imagem são um grande aliado na recuperação do paciente, e aqui nós temos todos os que são preconizados pelo Ministério da Saúde para urgência e emergência”, explica.
Para a comerciante Elisa de Fátima Guerreiro, 36, que deu entrada na manhã de hoje após ter fraturado o braço em uma queda dentro de casa, o exame por imagem que diagnosticou a lesão, agilizou o tratamento. “Entrei aqui com muitas dores no corpo após a queda, e assim que fui avaliada pelo médico e ele solicitou o exame, vimos como estava a fratura. Fui medicada e ele imobilizou”, contou a comerciante, aliviada após a avaliação do especialista. “Poderia ter sido algo pior, mas foi apenas uma fratura, e fui prontamente atendida pelo médico, tive o braço imobilizado e já posso ir para casa mais tranquila”, declara a paciente.
São mais de 20 especialidades no novo HPSM e, de acordo com o titular da secretaria de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, é importante que a população procure o atendimento dentro do perfil que o hospital atende. “É importante que as pessoas procurem os serviços no hospital do Umarizal em casos mais graves. Ele foi pensado e projetado para assumir um novo perfil, com a classificação de risco”, ressaltou, destacando ainda que a prefeitura está trabalhando para garantir que todos os atendimentos sejam realizados com êxito. “Nossos servidores estão empenhados e capacitados para atender a população. Todo o investimento feito em cima da ampliação e aquisição de novos equipamentos, mobiliário e estrutura foi para que o paciente realizasse o tratamento que precisa, com mais conforto”.
Texto: Kezia Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								