Castração no CCZ prioriza animais cadastrados por associações e cuidadores independentes

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Belém apresenta uma novidade: a partir do mês de abril, os animais que são tratados por associações e cuidadores independentes terão prioridade e cadastro específico nos agendamentos de castrações que são realizados no Centro. A parceria foi firmada em uma reunião com os cuidadores na manhã desta terça-feira, 21, na sede do CCZ.

Segundo o CCZ, Belém tem aproximadamente 20 mil cães e 10 mil gatos abandonados. O número aumenta devido à falta de castração desses animais, o que faz aumentar a prole. "É a primeira vez que a Prefeitura está fazendo uma ação dessas. Há um número muito grande de animais abandonados e a castração é a solução para esse problema", destaca a cuidadora Maria Araújo, do bairro do Tenoné.

A prioridade para as associações e cuidadores não vai excluir os agendamentos espontâneos que são realizados no Centro. Segundo o diretor do CCZ, Altevir Lopes, "um abrigo, por exemplo, pode ter vários animais para adoção e as pessoas só adotam se estiverem castrados, daí a necessidade de dar prioridade para esses animais". Lopes também afirma que dessa forma o número de doenças causadas por animais abandonados na cidade será reduzido.

Para fazer o cadastro, os responsáveis por abrigos deverão levar à sede do CCZ, na Avenida Augusto Montenegro, cópias da identidade e comprovantes de residência e renda. O cadastro não poderá ser feito por telefone para evitar fraudes. Os cuidadores independentes também poderão fazer o cadastro. Os processos cirúrgicos devem começar em abril, mas o cadastramento pode ser feito a partir desta quarta-feira,23.

Castramóvel

Para ampliar o número de cirurgias, a Prefeitura entregou o Castramóvel (http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/122617). O veículo vai circular nos bairros de Belém recebendo a demanda específica de cada bairro para as castrações. A expectativa é que cerca de 3 mil animais passem pelo procedimento no período de um ano.

Os atendimentos no Castramóvel serão agendados com antecedência na Unidade Municipal de Saúde do bairro. Após o cadastro, a equipe do CCZ vai avisar o período em que o veículo permanerá no bairro para fazer o processo cirúrgico.

"Essa parceria é excelente porque estimula a caridade e a responsabilidade com o animal, diminuindo o número de maus tratos" destaca a auxiliar de veterinário e cuidadora, Muriel Monteiro. Já Dandara Oliveira, afirma que "essa é uma ajuda mútua entre os abrigos e a Prefeitura, pois é dessa forma que vamos fazer o controle desses animais".

Novo Centro

Inaugurado no início deste ano, o novo Centro de Controle de Zoonoses de Belém é um dos melhores centros do gênero do Brasil. O novo prédio conta com equipamentos e sala de cirurgia nova, aparelhos de monitoramento cardíaco, carros para locomoção de animais, sala de banho, gatil e canil com salas de até oito metros de comprimento para abrigar cães de grande porte. A equipe é composta por cinco veterinários no Centro e mais dois que atenderão apenas no Castramóvel.

O CCZ fica localizado na Avenida Augusto Montenegro, KM 11, logo depois do Grêmio Literário Português. Os telefones para contato são (91) 3227 2088, (91) 3247 3001 e (91) 3344 2350.

Texto: Igor Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar