Caps Infantojuvenil completa 18 anos sendo referência em atendimento psicossocial

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, o Caps I, da Prefeitura de Belém, completou 18 anos esta semana. O Centro é referência no atendimento não apenas na cidade, mas na região metropolitana e outros municípios paraenses. O Caps I atende crianças e jovens de 5 a 17 anos com transtornos mentais e, em quase duas décadas de funcionamento, foram mais de seis mil usuários atendidos, tendo sua capacidade ampliada com a inauguração do novo prédio no ano de 2014.

Ana Lucia Ayres, de 69 anos, é avó de Maria Gisela Ayres, de 13 anos, atendida no Centro desde o mês de janeiro. Ela conta que a neta apresentou mudanças positivas desde quando começou o tratamento no Caps. “O atendimento aqui é muito positivo, passa segurança e seriedade. No ano passado ela começou a estudar, mas devido a problemas, parou. Depois que ela começou a ser atendida, melhorou muito e agora em abril ela vai começar a estudar novamente”, festeja Ana Lúcia Ayres.

Transtornos de ansiedade e de conduta, depressão, esquizofrenia e portadores de autismo são os casos atendidos no Caps. A equipe é composta por psicólogo, psiquiatra, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagogo, farmacêutico e educador físico. “Comemorar estes 18 anos também é resgatar a história. Hoje, temos um atendimento maduro, desde a recepção até o acolhimento, tudo baseado na escuta e no respeito ao usuário” destaca a gerente do Centro, Beth Brito.

O Caps I recebe demandas encaminhadas pelo sistema municipal de saúde e demandas espontâneas. Além da cidade de Belém, cidades da região metropolitana como Ananindeua, Marituba e Benevides e até cidades em outras regiões do Pará, como Breves e Paragominas procuram atendimento no espaço. Em 18 anos foram mais de seis mil pessoas atendidas. Em 2014, passou a funcionar na avenida Duque de Caxias, com espaço para acolhimento, cinco salas de atendimento, lugar para repouso e piscina.

“Nosso objetivo aqui não é apenas fazer o atendimento, mas proporcionar para essas crianças uma evolução social, uma autonomia de vida, passando pela humanização dos profissionais que atuam aqui” ressalta Beth Brito. Atualmente, o Centro realiza uma média de 40 atendimentos por dia, que são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Caps i fica localizado na avenida Duque de Caxias, nº 945, entre Mauriti e Barão. O telefone para contato é 3236 0399.

Texto: Igor Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar