Em um novo encontro para debater o projeto de reforma do mercado do Ver-o-Peso, estudantes e pesquisadores universitários tiveram a oportunidade de discutir o assunto,na manhã desta quinta-feira,17,durante bate-papo promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA), no auditório do Naea.
A reforma do mercado foi anunciada no dia 12 de janeiro, pela Prefeitura de Belém, data em que a capital celebrou 400 anos de história.
Para José Vieira, técnico administrativo da universidade, o debate promove o engajamento da população no sentido de conhecer o trabalho que será realizado no local. “Precisamos saber quais serão os benefícios que a reforma irá trazer e, principalmente, no que vai afetar tanto os feirantes quanto a população”, disse. “Acho importante a transparência com que a Prefeitura vem trabalhando esta questão”, completou o técnico administrativo.
O arquiteto José Freire, da empresa DPJ Arquitetura e Engenharia, contratada para a elaboração do projeto, iniciou a programação com a apresentação da reforma. “O debate dentro do Naea é muito importante, pois aqui nós temos um instituto de alto prestígio na área acadêmica. Ou seja, o debate será enriquecedor para os que ainda têm dúvida sobre a reforma do Ver-o-Peso”, disse o arquiteto.
O encontro contou, também, com a presença dos professores Francisco de Assis Costa, Saint-Clair Trindade, Simaia Mercês e da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará, Maria Dorotéia de Lima. “Não podíamos ficar de fora desta série de debates. O Ver-o-Peso faz parte de nossa história e devemos acompanhar o processo de qualquer mudança que vier a ocorrer nele”, falou Saint-Clair Trindade.
Estudante de pós-graduação no curso de Antropologia Social, na UFPA, a historiadora Larisse Daniele de Araújo participou do encontro na expectativa de, também, conhecer um pouco mais sobre a parte histórica do mercado. “Cheguei em Belém há dois meses para estudar e aproveitei esse debate de hoje para conhecer mais sobre o mercado e, é claro, sobre o projeto de reforma”, pontuou. “Nós que trabalhamos com a história precisamos acompanhar todos os passos em qualquer mudança, seja nos prédios históricos ou nas novas obras construídas”, concluiu.
Debates
Desde o anúncio da reforma do Ver-o-Peso, a população de Belém vem sendo convidada à participar de constantes encontros para discutir sobre a obra.
No início deste mês o projeto passou por nova consulta pública, realizada pelo Iphan, atendendo orientação do Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA). Para a Prefeitura de Belém, a medida confirma a importância da execução da obra, que já passou por uma primeira avaliação popular realizada pelo próprio município no dia 16 de fevereiro, com participação de feirantes e frequentadores do espaço.
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								