A Prefeitura de Belém está atuando na limpeza e monitoramento de comportas e canais da cidade para evitar ou minimizar os transtornos causados pela invasão da água da maré neste período do ano. Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saneamento trabalha com esquema especial de prevenção e com efetivo em alerta durante o fenômeno de maré alta. A população está sendo avisada para ficar atenta, principalmente em caso de chuvas intensas nos mesmos horários das cheias.
Nesta quarta-feira, 09, por volta das 11h40, a maré alcançou 3.5 metros, volume que não chegou a atingir a área de comércio no complexo do Ver-o-Peso. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, na madrugada desta quinta-feira, 10, às 00h08, a maré chegará a 3.7 metros, voltando a alcançar este mesmo volume nos próximos dois dias, sempre em horários próximos a meio-dia e meia-noite.
Equipes da Sesan e da Defesa Civil Municipal percorrem pontos considerados críticos em relação a alagamentos neste período de marés altas, orientando a população. Comerciantes do Ver-o-Peso, Feira do Açaí, Avenidas Doca de Souza Franco, Marechal Hermes e Tamandaré, estão sendo comunicados dos horários em que poderão ocorrer alagamentos. Moradores que residem às margens de canais que são diretamente afetados com a movimentação da maré também recebem orientações.
Quem trabalha em áreas que sofrem influência da maré está em alerta. “A gente sempre fica atento quando a maré tá subindo. Temos que recolher todos os materiais que estão na beira e não deixar que a água nos atrapalhe e traga prejuízos. Esse cuidado é maior nessa época de chuva”, diz o pescador do Ver-o-Peso, Elias Dias, de 55 anos.
Para a Defesa Civil Municipal, os moradores e comerciantes de áreas atingidas precisam redobrar os cuidados, principalmente com os equipamentos elétricos. “Se a água entrar em um imóvel, orientamos que os aparelhos eletrônicos sejam retirados da tomada para evitar curto circuito e danos maiores aos equipamentos. A chave geral de energia também pode ser desligada para evitar acidentes”, alerta a engenheira da Defesa Civil, Maria do Rosário, pontuando também os cuidados com crianças e idosos, que precisam evitar contato direto com a água.
Comportas
O secretário municipal de Saneamento, Kleber Ramos, assegura que as comportas de contenção recebem atenção especial neste período. “Todo o trabalho de limpeza de canais vem sendo executado desde o ano passado, para minimizar o impacto das chuvas. Neste momento, precisamos garantir o perfeito funcionamento das comportas, que impedem a invasão das águas nos canais”, explica.
A grande preocupação, segundo Ramos, é em casos de incidência de chuva no mesmo horário das cheias. “Como as comportas estarão fechadas para impedir que a maré avance, alguns canais podem não ter capacidade de armazenar grandes volumes de água em caso de chuvas intensas, ocasionando transbordamento”, destacou o secretário, acrescentando que a prefeitura está de prontidão, inclusive durante a noite, nas comportas dos canais da Tamandaré, da Doca, do Una e Jacaré.
Confira os níveis máximos da maré em Belém, entre os dias 09 e 13 de março de 2016, de acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha.
Quarta-Feira – 09/03/2016
11:38 3.5 metros
Quinta-Feira – 10/03/2016
00:08 3.7 metros
12:23 3.6 metros
Sexta-Feira – 11/03/2016
00:54 3.7 metros
13:11 3.6 metros
Sábado – 12/03/2016
01:38 3.7 metros
13:51 3.5 metros
Domingo – 13/03/2016
02:24 3.6 metros
Texto: Lauro Lima
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								