A busca por independência é uma luta constante na vida das mulheres, que já não se contentam em ficar em casa e depender do salário do marido.Elas fazem questão de trabalhar e ter a sua própria renda. No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8, não seria diferente para Janice Moreira, de 42 anos, que foi até o Portal do Trabalhador em busca de uma vaga de emprego e acabou sendo surpreendida por uma programação especial em homenagem ao seu dia.
“Vim até aqui para ver se consigo um trabalho e acabei aproveitando essa atenção especial que estão dando pra gente. Seria perfeito se tivéssemos esse respeito e reconhecimento todos os dias pela sociedade e, principalmente, por nossos maridos”, comentou Janice.
A programação no Portal do Trabalhador incluiu um café da manhã, serviços de beleza, palestras e encaminhamentos para a rede municipal de saúde e assistência social. “Cerca de 52% das pessoas que nos procuram são mulheres, por isso resolvemos fazer essa programação especial. Também estamos trabalhando na captação de vagas de emprego direcionadas para elas”, explicou o coordenador do Portal, Gilvan dos Anjos.
Durante a programação 156 pessoas, dentre as quais 91 mulheres, procuraram a sede em busca dos serviços de emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego e encaminhamentos para o mercado de trabalho.
Maria da Conceição Vieira, de 36 anos, também aproveitou a oportunidade. Ela foi até o Portal acompanhando o seu filho Antônio, de 15 anos, que precisava de alguns documentos. “Faço questão de fazer o meu papel de dona de casa e de mãe, por isso estou aqui com meu filho. Aproveitei para comemorar esse dia especial. Pelo menos um dia, que tiramos pra cuidar da beleza, da saúde e lembrar dos nossos direitos”, disse a dona de casa.
Belém de Direitos
A celebração do Dia Internacional da Mulher também foi marcada pela conscientização dos direitos humanos. A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação Municipal das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional,(Copsan) realiza durante esta terça-feira, 8, até às 22h, no Parque Shopping, a ação “Belém de Direito”.
A programação tem como objetivo chamar o público para uma reflexão sobre o tema, além de buscar a valorização das diferenças, atrelada à conquista de direitos iguais a todos os segmentos da sociedade. “Essa ação busca abordar os direitos humanos com um recorte especíifico para a mulher. Estamos aqui, junto com a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, explicando sobre os serviços que o município e estado oferecem e mostrando de que forma a mulher pode procurar por eles”, detalhou o chefe de gabinete da Copsan, Harry Sardinha.
Uma das pessoas que se interessaram pelas informações foi a dona de casa Lúcia dos Santos, de 42 anos. “Estava passeando e vi este quiosque. Fiquei curiosa para saber do que se tratava e fiquei sabendo da importância de conhecer os nossos direitos e saber onde posso procurar quando precisar”, disse D.Lúcia.
A programação visou ainda a valorização da mulher transexual. “Também estamos abordando a questão de gênero,trazendo para a população os serviços que o poder público oferece para as mulheres transexuais. Queremos que essa comunidade, que é tão oprimida, possa se sentir contemplada com a programação do Dia da Mulher”, completou Harry.
Texto: Andreza Carvalho
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								